São Torcato: acesso ao cemitério melhorado

Depois do alargamento e da requalificação do cemitério de São Torcato, a Junta de Freguesia instalou agora um “apoio pedonal”, destinado a facilitar o acesso aquele equipamento social, bem como a outros que ficam naquela zona alta da vila.

A facilidade da mobilidade pedonal tornou-se numa prioridade da Junta. “Estamos a requalificar o pavimento dos passeios, no percurso entre o centro da vila e o cemitério. É uma beneficiação total, de forma a permitirem com segurança e comodidade a circulação das pessoas na rua dos Bons Ares”, esclarece Alberto Martins, o presidente da Junta de Freguesia de São Torcato.

Além da instalação deste corrimão, há também uma intervenção a decorrer em diversos passeios da vila.

“Já foi colocado um corrimão com uma grande extensão, cerca de 100 metros, entre o cemitério e a Fonte do Santo, de maneira a facilitar a mobilidade das pessoas que, devido à idade e alguns problemas de saúde, conseguem uma melhoria significativa na sua circulação pedonal”, acrescentou o presidente da Junta, referindo que as obras nos passeios, pela sua extensão só ficarão prontas ao longo do mês de setembro.

O cemitério que, segundo Alberto Martins, não é procurado só pelos moradores, mas também pelos “filhos da terra” que, mesmo vivendo fora, “manifestam vontade de ter a sua última morada na vila”. O espaço ficou agora com mais 40 sepulturas. Alberto Martins afirma que esta obra, agora concluída, era uma das principais prioridades do seu mandato.

O presidente da Junta alerta, porém, que este não será o alargamento final do cemitério. “Com este alargamento podemos aguentar mais cinco ou seis anos”, prevê Alberto Martins.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?