“Saúde Mental é um Direito Humano Universal” serve de mote para conversas no hospital de Guimarães
No dia 10 de outubro, terça-feira, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental, que é lembrado anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

© Eliseu Sampaio/ Mais Guimarães
Este ano o tema escolhido por votação publica é: “Saúde Mental é um Direito Humano Universal”.
Por considerar ser da “maior importância o debate deste tema e tentar-se encontrar as melhores soluções”, o Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães, através do seu serviço de Psiquiatria, vai juntar-se a estas comemorações, para “esclarecer mais a população obre esta temática tão importante para a sociedade”. A participação é gratuita e aberta à comunidade.
O evento vai realizar-se ao longo do dia 10 de outubro, no auditório do Hospital do HSOG, onde decorrerão diversas sessões informativas e expositivas, que pretendem promover reflexões em grupo, adianta fonte hospitalar.
Pelas 9h00, será dabatida a “Saúde Mental é um Direito Humano Universal: Parceiros na Saúde Mental”, com a presença de Sónia Ramos, diretora do serviço de Psiquiatria do Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães, um representante do Conselho de Administração daquela unidade hospitalar, um representante da Câmara Municipal de Guimarães e ainda um representante do ACES do Alto Ave.
Às 9h30 as conversas abordarão a “Saúde mental para todos: intervenções sociais e suas limitações na Psiquiatria” com o serviço Social do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães e, de seguida, “O impacto socioeconómico da doença mental”, com Carlos Menezes, professor na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
“O impacto da doença mental na estruturação de vida” será o assunto a debater a partir das 11h00 com a equipa médica do serviço de Psiquiatria do Hospital da Senhora da Oliveira, e “O papel dos cuidadores da pessoa com doença mental”, em que intervirá a equipa de Enfermagem do Hospital.
Pelas 14h40 está prevista a inauguração “Saúde Mental é…”, uma exposição de trabalhos, reflexões e testemunhos de vivências dos utentes do serviço de Psiquiatria do Hospital da Senhora da Oliveira, e da sua equipa médica e de enfermagem.
Neste dia dedicado à saúde mental, haverá ainda uma eucaristia, pelas 14h00 e um momento musical às 16h15, com Zé Amaro, no encerramento das atividades.