Secundária de Vizela vai instalar Centro Tecnológico Especializado de Informática
O Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela (AECV) viu aprovada uma candidatura para um Centro Tecnológico Especializado de Informática na Escola Secundária.
O projeto, candidatado e aprovado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 1.057.743,03 euros, inclui a instalação de laboratórios de hardware e redes, programação, sistemas operativos e um STEAM com equipamento de última geração.
Com este investimento, o Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela (AECV) ficará dotado de infraestruturas de ponta para a formação na área da Informática.
Em declarações ao Mais Guimarães, Fátima Cepeda, diretora, deu conta da importância de cumprimento de prazos, daí que todos os esforços estão a ser feitos no sentido de a obra relativa a trabalhos de grosso, arrancar na pausa letiva da Páscoa. O foco é que o Centro Tecnológico de Informática entre em funcionamento no próximo ano letivo 2025/2026.
A aposta vai para tecnologia de ponta que responda a cursos profissionais de Informática e Multimédia, mas, até lá, surge a burocracia. Fátima Cepeda dá conta que já foi submetido o pedido de execução à Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública (ESPAP) e também já seguiu o processo para a Agência para a Modernização Administrativa. Depois da aprovação, o passo seguinte será a consulta preliminar e a abertura do concurso público internacional. Para a compra dos equipamentos e do mobiliário, está em causa um valor de 863.095 euros (+ IVA).
Quanto à intervenção no piso que vai receber o Centro, falamos de 194.647 euros (+ IVA).
Quanto a equipamentos, serão computadores portáteis de 17 polegadas, macOS de 24 polegadas, workstations de 27 polegadas e componentes para montagem de máquinas e criação de redes. É objetivo do Agrupamento criar um Centro com todas as condições para que possam atrair mais alunos ao ensino profissional, tanto de Vizela, como da região.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 21, 2025
Manu Silva foi anunciado como reforço do Benfica, deixando o Vitória. Ficou com uma cláusula de rescisão de 70 milhões de euros.
Janeiro 21, 2025
Defesa assinou contrato válido de duas épocas e meia.
Janeiro 21, 2025
Também já é conhecido o calendário da Fase Final de Apuramento de Campeão do escalão de Sub-17.