Seguro é Presidente da República: vence segunda volta em Guimarães com maioria expressiva
António José Seguro foi o grande vencedor da segunda volta das eleições presidenciais no concelho de Guimarães, alcançando uma vitória clara e transversal em todas as 55 freguesias do território vimaranense.

© DR
De acordo com os resultados oficiais, o candidato obteve 65,56% dos votos, correspondentes a 63.072 eleitores, superando de forma expressiva André Ventura, que reuniu 28,88% das preferências, num total de 27.777 votos.
O desfecho eleitoral confirma uma forte mobilização do eleitorado de Guimarães em torno da candidatura de António José Seguro, que conseguiu impor-se de forma consistente em todo o concelho. Relativamente aos restantes boletins, registaram-se 4.065 votos em branco (4,23%) e 1.286 votos nulos (1,34%), valores que se mantêm dentro da média habitual em atos eleitorais desta natureza. A taxa de participação fixou-se nos 67,03%, com 96.200 votantes entre os 143.517 eleitores inscritos.
Ao nível de distrito, onovo Presidente da República venceu em Celorico de Basto (71,69%), Braga (71,03%), Cabeceiras de Basto (70,36%), Vizela (69,57%), Guimarães (69,43%), Famalicão (67,64%), Fafe (65,46%), Vieira do Minho (64,64%), Esposende (64,40%), Barcelos (62,88%), Amares (62,26%), Póvoa de Lanhoso (62,26%), Terras de Bouro (59,31%) e Vila Verde (58,10%).
Em termos nacionais, António José Seguro alcançou também resultados históricos. Com a contagem concluída em 98,01% das freguesias e consulados, o candidato soma cerca de 3,2 milhões de votos, o equivalente a 66,6% dos sufrágios, ultrapassando todos os recordes anteriores em eleições para um primeiro mandato presidencial.
O anterior máximo pertencia a Jorge Sampaio, que em 1996 obteve 3.035.056 votos, correspondentes a 53,91%. O recorde absoluto das eleições presidenciais continua a ser o de Mário Soares, que na sua reeleição em 1991 alcançou 3.459.521 votos, ou 70,35%.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
July 3, 2026
Guimarães recebeu, na manhã desta quinta-feira, 2 de julho, a apresentação oficial do novo BYD Dolphin G DM-i, num evento realizado nas instalações da BYD M. & Costas. A marca revelou aquele que considera ser o primeiro compacto do segmento B equipado com a sua tecnologia Super Híbrida Plug-in (DM-i), apostando numa combinação de eficiência, autonomia e versatilidade.
July 3, 2026
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, considerou esta sexta-feira que o anúncio do financiamento de cerca de 80 milhões de euros para a primeira fase do MetroBus representa "um dia verdadeiramente histórico para Guimarães", sublinhando que se trata do maior investimento alguma vez anunciado para o concelho.
July 3, 2026
O Conselho de Ministros, reunido esta sexta-feira no Paço dos Duques em Guimarães, aprovou a criação da comissão responsável pelas comemorações dos 900 anos da Fundação de Portugal, que terá como comissário-geral o antigo vice-primeiro-ministro Paulo Portas.
July 3, 2026
O Vitória SC e a hummel vão apresentar oficialmente os equipamentos para a temporada 2026/27 na próxima quarta-feira, 8 de julho, num evento aberto aos adeptos que decorrerá na Praça 26 de Maio, junto ao Estádio D. Afonso Henriques.
July 3, 2026
O Moreirense FC foi distinguido esta quinta-feira com o Prémio de Responsabilidade Social, durante a gala dos Liga Portugal Awards, que decorreu no Arena Liga Portugal, no Porto.
July 3, 2026
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães afirmou esta sexta-feira, 03 de julho, que o concelho quer assumir um papel central no desenvolvimento da economia do espaço em Portugal, defendendo uma estratégia que alia indústria, investigação, inovação e formação para transformar o território numa referência nacional no setor aeroespacial.





