Semana aberta: Escola Francisco de Holanda promove várias iniciativas durante esta semana

A Escola Secundária Francisco de Holanda, em Guimarães, organiza várias iniciativas até à próxima sexta-feira, dia 22 de março.

© Direitos Reservados

A XLIII edição da “Semana Aberta” da Escola Secundária Francisco de Holanda realiza-se em memória de Santos Simões, sob o mote “Celebração de Santos Simões e da Liberdade”, num ano em que se festeja 50 anos desde a revolução do 25 de abril. Durante a semana, a escola promove atividades como torneios desportivos nos recintos escolares, visitas de estudo, seminários, sessões de teatro e exposições.

Nesta quarta-feira, dia 20 de março, a secundária será palco do debate “A Magia do Olimpismo”, sessão que inicia às 10h00 e contará com a presença dos atletas olímpicos João Costa, Manuel Mendes Ricardo Ribas, Rui Silva, João Sousa, Rui Bragança, Dulce Félix e Vanina Guerillot.

No dia 21 de março, a escola promove atividades como a inauguração de uma exposição de fotografia e poesia que aborda a liberdade, laboratórios abertos e seminários sobre o 25 de abril. No dia seguinte, a 22 de março, prosseguem os seminários, as provas desportivas e há uma sessão de teatro de sombras no Museu Alberto Sampaio.

Durante esta semana, a Escola Secundária Francisco de Holanda também recebe o habitual ciclo de seminários, este ano com foco na área da educação no período após o 25 de abril, sob o tema “1974-2024: Percursos da educação”.

Durante a próxima quinta (dia 21 de março), sexta-feira (dia 22 de março) e ainda nos dias 11, 12 e 13 de abril, o estabelecimento escolher será palco de debates de discussão sobre a escola do Estado Novo, políticas públicas e inclusivas (questões de género e identidade cultural), inteligência artificial e os novos percursos da escola portuguesa no período da democracia.

As conferências contarão com a presença de convidados como Eduardo Marçal Grilo, Álvaro Vasconcelos, Pedro Freitas, Rui Trindade, Paulo Novais, Dalila Durães, entre outros.

O estabelecimento escolar também recebe, até ao dia 22 de março, um vários alunos, professores e diretores do Erasmus We´ll Work VET (WWVET), nomeadamente da Escola Richard Hartmann de Chemnitz (Alemanha), Instituto Rocco Chinnici (Itália) e Escola Secundária de Felgueiras. O projeto WWWET está relacionado o Ensino e Formação Profissional. A Escola irá acolher alunos, professores e os diretores das escolas parceiras: Escola Richard Hartmann de Chemnitz, Alemanha; Instituto Rocco Chinnici, Itália; Escola Secundária de Felgueiras, Portugal.

Após várias iniciativas, o encontro culmina com um evento de lançamento do Manual de Boas Práticas em Formação em Contexto de Trabalho e um debate sobre a formação profissional, na próxima sexta-feira, dia 22 de março, na Sociedade Martins Sarmento. A mesa redonda contará com a presença de Adelina Paula Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Francisca Simões, vogal do Conselho Diretivo da ANQEP e  Isabel Joaquim, responsável pelo Ensino e Formação Profissional e Educação de Adultos da Agência Nacional Erasmus+ PT01.

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES