Semana Cáritas decorre na cidade berço entre 26 de fevereiro e 03 de março
A Semana Nacional da Cáritas decorre, anualmente, na terceira semana da Quaresma que, em 2024, acontece de 26 de fevereiro a 3 de março.
Querendo dar a conhecer melhor a equipa Arciprestal de Guimarães/Vizela, a Cáritas Arquidiocesana de Braga escolheu a cidade berço para a realização desta iniciativa.
Com o propósito de dar a conhecer à comunidade local o trabalho desta instituição e envolver as forças vivas da cidade, a Equipa Arciprestal da Cáritas, com a colaboração de várias coletividades e instituições da vimaranenses , elaborou um programa que contempla várias iniciativas.
Assim, a Semana Nacional da Cáritas arranca no dia 27 de fevereiro com a realização no Largo do Toural, pelas 10h30, de uma performance “Cáritas”, em que participam alguns dos infantários da cidade, que aceitaram o convite para realizar uma “performance simples, conjugando música e a criação do símbolo humano da Cáritas, a fim de dar a conhecer a mensagem Cáritas – o amor que transforma”, anuncia a organização.
Na quarta-feira, dia 28, pelas 10h00, no auditório da escola sede do Agrupamento de Escola Francisco de Holanda, vai abordar-se o voluntariado, com a iniciativa “Cuidar do Outro”. A Equipa Arciprestal da Cáritas lembra que “A Visão de aluno integra desígnios que se complementam, se interpenetram e se reforçam num modelo de escolaridade que visa a qualificação individual e a cidadania democrática.” Nesse sentido, vai realizar-se uma conversa com os alunos do ensino secundário sobre “o valor do voluntariado e do estar atento aos que nos rodeiam”.
Na quinta-feira, 29 de fevereiro, durante todo o dia, a sede da Cáritas Arquidiocesana de Braga estará em “Open Day”, aberta a visitas, na Rua do Falcões, número 19.
Também nesses dia decorrerá a iniciativa Cáritas na Escola, pelas 11h00 na escola E.B 1 da Pegada, em Azurém, e pelas 14h30 na EB 2-3 Egas Moniz. O projeto “Cáritas na Escola”, pretende sensibilizar os alunos dos diferentes ciclos para temas atuais e que os afetam. Para este ano, foram selecionados 3 temas: “Empatia”, “Meio ambiente” e “Bullying”, competindo a cada escola escolher aquele que melhor se adequa à sua realidade.
Assim, a EB1 da Pegada Escolheu o tema do Meio Ambiente e a EB2/3 Egas Moniz o da Empatia.
Numa esfera de “partilha e comunhão”, a comunidade educativa é convidada a viver um dia diferente com diferentes parceiros, realizando atividades que consciencializam os alunos para a defesa da dignidade humana e para a promoção da paz. Para tal, são utilizadas diferentes metodologias educativas, partindo sempre de conteúdos audiovisuais produzidos pela rede Cáritas. Em todas as sessões são criadas diferentes dinâmicas de grupo, com foco
na participação e reflexão coletivas.
À noite, pelas 21h30, na Associação Convívio decorrerá uma Tertúlia com a presença de: D. Delfim Gomes (Bispo Auxiliar de Braga); Paula Oliveira (Vereadora da Ação Social, Espaço Municipal para a Igualdade e Justiça da Câmara Municipal de Guimarães) e João Nogueira (Presidente da Cáritas Arquidiocesana de Braga). A moderação estará a cargo de Carlos Poças Falcão.
Já na sexta-feira, 01 de março, pelas 21h30, a sala da duquesa do Paço dos Duques de Bragança, acolhe um Concerto Solidário com os TetrAcord’Ensemble.
No sábado decorrerá um peditório no Pingo Doce da Avenida D. João IV, entre as 10 e as 12h00. O mesmo acontecerá no domingo, entre as 10 e as 19h00.
A Semana Nacional da Cáritas na cidade berço termina no dia 03 de março, domingo, com a realização de uma eucaristia, pelas 12h00, presidida pelo Cónego Avelino Amorim (Vigário Arquidiocesano para a Pastoral Social e Mobilidade) e solenizada pela Cáritas Jovem de Braga.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 2, 2024
Ao longo de 2024, a Sociedade Martins Sarmento (SMS) estuda e expõe em detalhe peças do seu acervo museológico, com o objetivo de partilhar um pouco da história dessas peças e das coleções disponíveis na SMS.
Novembro 2, 2024
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho, sediada em Guimarães, acolhe, nos dias 05 e 06 de novembro, cerca de 150 participantes para o Encontro Nacional de Estudantes de Materiais e o “Dia Mundial dos Materiais 2024”. O programa inclui um conjunto de palestras, workshops, exposições e prémios. A organização cabe ao Núcleo de Estudantes de Engenharia de Materiais da UMinho, à Sociedade Portuguesa dos Materiais (SPM) e à Ordem dos Engenheiros (OE).
Novembro 1, 2024
Numa nota publicada no site oficial do clube de Moreira de Cónegos, nesta sexta-feira, 01 de novembro, Vítor Magalhães, presidente do Moreirense, fala de 86 anos de uma história construída com "paixão, dedicação e, acima de tudo, com valores dos quais nunca abdicaremos, bem como com o desejo constante de sermos melhores".