Semana da Ciência e Tecnologia foca-se na sustentabilidade e história da Ribeira de Couros
Nos dias 21 e 22 de novembro, Guimarães celebra a Semana da Ciência e Tecnologia com atividades promovidas pelo Curtir Ciência, Laboratório da Paisagem e as Escolas de Ciências e de Engenharia da Universidade do Minho.
O objetivo é “dar a conhecer a ribeira da Costa/Couros, uma área classificada pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade, a sua importância histórica e ambiental para a cidade, bem como as estratégias desenvolvidas por arquitetos paisagistas, engenheiros e cientistas que abriram caminho à sua requalificação num rio com vida”, lê-se no site oficial do Laboratório da Paisagem.
Neste evento serão abordados “os desafios ambientais atuais, a preservação dos recursos hídricos e a relevância histórica do rio no crescimento da região, promovendo-se uma reflexão sobre a interação entre a cidade, a indústria e o ambiente ao longo do tempo, bem como sobre a importância da ciência e da tecnologia para a saúde dos ecossistemas, o desenvolvimento sustentável e o bem estar das populações”.
No Curtir Ciência, as palestras serão dadas por cientistas, engenheiros e arquitetos que irão conduzir colóquios, realizar atividades laboratoriais com estudantes e o público em geral, e promover visitas guiadas ao longo do rio. Já no Laboratório da Paisagem, serão discutidas soluções naturais para a recuperação de ecossistemas de água doce e o impacto de contaminantes emergentes, como microplásticos.
As atividades, direcionadas a estudantes e ao público em geral, são gratuitas e requerem inscrição prévia.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Fevereiro 7, 2025
Vítor Macedo vai conciliar a nova função com a de técnico principal do Vitória.
Fevereiro 7, 2025
O festival de dança contemporânea de Guimarães prossegue este fim […]
Fevereiro 7, 2025
Débora Ferreira é de Moreira de Cónegos e investiga tipo raro de cancro da mama na Universidade do Minho e é a procura da cura que a move, numa área com pouco financiamento.