Serviço de Pedopsiquiatria do hospital aborda a depressão na VI Reunião Interdisciplinar
A VI Reunião Interdisciplinar – Cruzadas decorre esta terça-feira, dia 05 de março, a partir das 09h00 na Black Box da Plataforma das Artes, e terá como tema “Sinto-me só”.

O Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital Senhora da Oliveira pretende, neste encontro, abordar o tema da depressão sob as várias perspetivas e alertar para os fatores de risco, sinais de alarme, intervenção precoce e impacto da doença ao longo do desenvolvimento.
No período da tarde, a partir das 14h00, serão apresentados vários programas dirigidos à comunidade que visam a promoção e literacia em saúde mental.
Segundo este serviço do hospital publico vimaranense, a depressão tem aumentado a prevalência em todo o mundo e é das problemáticas com maior carga de doença e com grande impacto ao longo da vida. A incidência da depressão na infância e adolescência também tem aumentado, alertam os responsáveis.
“A falta de tempo e de disponibilidade para a relação, o excesso de estímulos e de informação, a pressão social, os fenómenos de “bullying”, entre outros, parecem impedir o desenvolvimento normal do sistema nervoso central e poderão justificar este aumento na incidência. Também está comprovado que a intervenção precoce altera a história natural da doença, nomeadamente quando a família, a escola e a comunidade fazem parte dessa intervenção”, acrescentam.
O Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital Senhora da Oliveira, da Unidade Local de Saúde do Alto Ave, EPE, realiza, desde 2017, esta “Reunião Interdisciplinar – Cruzadas”, com o propósito de discutir as problemáticas da saúde mental na infância e adolescência, nas variadas perspetivas sociais.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 25, 2025
A apresentação dos candidatos decorreu no Multiusos de Guimarães, num momento que reuniu mais de 1.300 militantes e simpatizantes do partido, destacando-se ainda a presença e intervenção de Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS.
Abril 24, 2025
Esta intervenção abrange uma área total estimada em 300 hectares e tem como principal objetivo a mitigação do risco de incêndios rurais, bem como a proteção de pessoas, bens e ecossistemas.
Abril 24, 2025
O serviço AIMA (Agência para a Imigração e Mobilidade), em Guimarães, tem vindo a desempenhar um papel importante na regularização e integração de migrantes, num esforço articulado entre o Município, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) e a estrutura nacional da Agência.