Ricardo Costa quer Serviços Urbanos mais próximos das populações

Novo modelo, apresentado pelo candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal, pretende assegurar a manutenção preventiva dos arruamentos, jardins, escolas e mobiliário urbano, com resposta rápida e próxima.

© Afirmar Guimarães

Ricardo Costa, apresenta esta proposta que considera estruturante no âmbito da estratégia de Guimarães Capital Verde Europeia 2026, com a criação de nove equipas multidisciplinares de Serviços Urbanos, organizadas de acordo com a área de abrangência das Comissões Sociais Interfreguesias (CSIF).

Trata-se de um “modelo inovador que privilegia a proximidade, a rapidez de resposta e a eficiência dos serviços municipais, garantindo uma gestão mais sustentável e preventiva do espaço público”, pode ler-se na nota da candidatura “Afirmar Guimarães” enviada às redações.

A proposta, sustentada no Estudo das Equipas Operacionais das CSIF (julho 2025), distingue as duas CSIF localizadas no centro da cidade, Comunidade Solidária e Couros, das restantes nove que abrangem o território concelhio.

Estas equipas terão como missão assegurar a manutenção dos arruamentos, jardins e zonas verdes, mobiliário urbano, parques infantis e escolas, garantindo uma intervenção preventiva e de proximidade. Serão também responsáveis por dar resposta imediata a pequenas ocorrências e apoiar iniciativas comunitárias, reforçando a ligação direta entre os cidadãos e os serviços municipais.

Para Ricardo Costa, “esta proposta traduz uma nova forma de olhar para os serviços urbanos, com equipas próximas das pessoas, capazes de responder de imediato e com qualidade às necessidades do dia-a-dia”. O candidato socialista acrescenta que “Guimarães precisa de um modelo mais descentralizado, que assegure manutenção preventiva em vez de apenas reativa, reforçando a confiança das populações nos serviços públicos”.

Ricardo Costa reforça que este é um compromisso que se enquadra na estratégia de Guimarães Capital Verde Europeia, afirmando-se como uma “cidade sustentável, organizada e resiliente, onde a gestão do espaço público é feita com qualidade, proximidade e responsabilidade ambiental”, conclui.

Com esta proposta, o Partido Socialista assume uma “visão inovadora e eficiente para a manutenção e valorização do espaço público, reforçando a coesão territorial e preparando Guimarães para os desafios ambientais e sociais do futuro”.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS