Serzedelo inaugura nova centralidade com promessa de mais investimento na vila

Para além de festejar os 29 anos de elevação a vila, Serzedelo apresentou na tarde desta segunda-feira, dia 10 de junho, a nova centralidade, com um investimento total de 2,2 milhões e ainda foi apresentado o novo autocarro da freguesia.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

As obras de requalificação aconteceram na Rua da Eirinha (EN310), da via de acesso à autoestrada (A7) e na zona envolvente ao cemitério e Capela do Senhor do Calvário. O principal objetivo era a requalificação do centro cívico da vila, além de dar novas condições de acesso à autoestrada de forma a garantir uma maior segurança.

Na sessão de inauguração, estiveram presentes Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal, José João Torrinha, Presidente da Assembleia Municipal, Cristiano Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de Serzedelo, e várias outras personalidades.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

No seu discurso Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães  refere que esta “é uma obra de grande dimensão e bem conseguida, numa zona onde se situa um monumento nacional ”, que é a igreja de Santa Cristina de Serzedelo, e que “vem dignificar toda a centralidade”, um “espaço identitário das nossas raízes do século XII para as pessoas de Serzedelo e para quem visita Serzedelo”.

A localização da Vila de Serzedelo “é estratégica”, constituindo a beneficiação do acesso à autoestrada, mais a nova rotunda, que melhorará mobilidade viária e a aumentará a proximidade à cidade de Guimarães e do Porto. O edil assegura ainda o apoio à requalificação do alto das Senhoras do Monte e garantiu avançar com o projeto para a construção do centro cultural no centro da vila, embora adiantando desde logo que não realizaria a obra, uma vez que o seu mandato termina em 2025. O presidente fez questão de lembrar que a par destes projetos, está ainda a decorrer a requalificação da Ponte Romana do Soeiro, um ícone identitário de Serzedelo.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

 

O presidente da Junta de Freguesia da vila, Cristiano Ferreira, assume na sua intervenção que esta foi uma obra que se estendeu mais do que o previsto, no entanto, confere que se trata de um projeto “muito importante para Serzedelo que tem hoje uma imagem de centralidade, associada ao grande centro urbano da cidade de Guimarães”. O presidente faz ainda uma ressalva lembrando da importância de se avançar com o parque lúdico desportivo, um dos projetos vencedores do orçamento participativo 2016 que ainda se encontra por realizar.

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES