O auditório da Universidade do Minho, em Guimarães, recebe esta sexta-feira, 27 de maio, pelas 09h30, a sessão final da sétima edição do Eco Parlamento. Esta é uma das atividades âncora do programa ambiental municipal Pegadas, coordenado pelo Laboratório da Paisagem e que abre espaço ao debate entre os estudantes do ensino básico, sempre com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável como pano de fundo.
Os desafios e soluções ambientais dos agrupamentos são os seguintes:
- Abação – “Recantos da biodiversidade”
- Professor Abel Salazar – “Pensa Verde Antes de Comprar!”
- Ferndo Távora – “Janelas Verdes”
- Santos Simões – “Sinergias Escolares em Guimarães (e mais) – SEG +”
- Vale de S. Torcato – “Inter(ger)ações
- Virgínia Moura – “Devolver as cores à natureza”.
Cada um dos agrupamentos é constituído por quatro estudantes dos vários ciclos de ensino e a avaliar o trabalho estará um júri externo, composto por representantes da Estrutura de Missão Guimarães 2030, Universidade das Nações Unidas, Vimágua, Resinorte e Laboratório da Paisagem.
Assente em metodologias de educação não formal, proporciona-se aos jovens o incremento de competências discursivas, a síntese do conhecimento adquirido em contexto escolar, a organização de informação científica e a apresentação de ideias e soluções em trabalho de equipa para os desafios ambientais identificados.
A sessão final da sétima sessão do Eco Parlamento terá transmissão em direto na página de Facebook do Laboratório da Paisagem.