Set.Up Guimarães reuniu empreendedores em jornada de partilha e de convívio
A sessão de abertura contou com a presença de Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal.

set-up-barra
Na tarde da última quarta-feira, decorreu, na Plataforma das Artes e da Criatividade, uma jornada de convívio que reuniu a equipa do Município e a comunidade de empreendedores da Set.Up Guimarães. A reunião destinou-se a promover a partilha dos projetos existentes, bem como a realização de um magusto com o objetivo de proporcionar momentos de networking.

A abrir a jornada, Marta Mota Prego, da Divisão de Desenvolvimento Económico da CMG, efetuou uma apresentação do projeto Set.Up Guimarães, da sua proposta de valor e dos três eixos que o constituem (TecPark – Tecnologia, LabPac – Criatividade e Set.Up (IN)Dustry – Indústria). Revelou ainda alguns dos dados estatísticos da superincubadora: mais de 65 empresas apoiadas, mais de 150 empreendedores apoiados, cerca de 20 eventos promovidos com mais de 500 participantes, e mais de 1000 metros quadrados de espaço para incubação.
Em seguida, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, dirigiu-se aos empreendedores para referir que as incubadoras são importantes, uma vez que “geram oportunidades de negócio de base criativa, experimentando novos conceitos que se podem revelar disruptivos”. O edil frisou que o caminho do empreendedorismo não se faz sem percalços, “dado estarmos numa economia aberta e global”.
“Em Guimarães, precisamos de empreendedores que assumam riscos, ainda que apoiados pelo Município, e que se lancem no mundo empresarial. No nosso território temos uma matriz cultural e de conhecimento muito forte, com a presença de vários centros de investigação, das universidades do Minho e das Nações Unidas, e do IPCA, e temos políticas públicas económicas que favorecem a transformação das ideias em projetos”, disse Domingos Bragança.
Após a intervenção do Presidente da Câmara, seguiram-se pitches de alguns dos projetos em incubação. Atualmente, são 37 os projetos apoiados na Set.Up Guimarães, a superincubadora criada pelo Município de Guimarães para apoiar empreendedores e empresários no arranque e desenvolvimento das suas ideias de negócio. Um projeto de incubação que se divide em três eixos: LabPac (área criativa), TecPark (área tecnológica) e Set.Up In(dustry) (área industrial).





