Simão Verde reforça Vitória SC e prepara estreia na primeira divisão
O Vitória Sport Clube assegurou a contratação de Simão Verde, base de 25 anos, que vai integrar o plantel orientado por Miguel Miranda na temporada 2025/2026. Natural de Aveiro, o jogador chega a Guimarães proveniente do SC Braga, clube pelo qual contribuiu para a subida ao escalão máximo do basquetebol português.

© Vitória SC
Formado no Clube dos Galitos, Simão Verde prosseguiu a carreira no Illiabum Clube em 2020, antes de abraçar a experiência internacional nos Estados Unidos da América. Entre 2021 e 2023, representou os Mercyhurst Lakers, regressando a Portugal em 2024. A vasta experiência acumulada na Proliga abre agora caminho à estreia no principal campeonato nacional.
Já integrado nos treinos no Pavilhão Unidade Vimaranense, o base não esconde a motivação. “Estou a adorar aprender com o treinador Miguel Miranda e com a sua equipa técnica. A equipa está a responder bem neste processo de construção da identidade, embora seja um trabalho desafiante”, afirmou.
Com a estreia oficial agendada para o primeiro fim de semana de outubro, Simão Verde destaca o entusiasmo pelo novo desafio. “Não escondo o entusiasmo por finalmente ter a oportunidade para competir no primeiro escalão”, confessou.
Apesar da mudança de clube e da subida de divisão, o jogador garante que a mentalidade não se altera. “As perspetivas para a nova temporada são as mesmas que me trouxeram até aqui: quero trabalhar muito, aprender muito e alimentar a minha paixão pela modalidade.”
Definindo-se como um atleta que “gosta de ser agressivo na defesa” e que “tira prazer na partilha de bola”, Simão Verde assume a inspiração em grandes nomes do basquetebol, como Kobe Bryant, Chris Paul, LeBron James e também no português José Barbosa, referência da liga nacional.