Sob “a energia que ilumina o sonho”, Pirilampo Mágico está de regresso para promover a inclusão
Apresentação decorreu esta sexta-feira.
Entre 13 de maio e 4 de junho, a campanha Pirilampo Mágico, uma das mais antigas iniciativas de solidariedade social em Portugal, que se realiza desde 1987, tem como objetivo informar e sensibilizar a opinião pública para as questões da inclusão, dignidade, igualdade de oportunidades e da consagração dos direitos das pessoas com deficiência.
Este ano, sob o lema é “A energia que ilumina o sonho”, a CERCIGUI, o município de Guimarães e a Associação Vimaranense de Hotelaria dão aos mãos nesta ação de sensibilização e de recolha de fundos, que se destinam a organizações sem fins lucrativos que se dedicam ao apoio a pessoas com deficiência intelectual, como é o caso das CERCI.
Nas intervenções protocolares, Paula Oliveira, vereadora da Ação Social, fez questão de evidenciar o trabalho de excelência da CERCIGUI na defesa dos direitos dos seus utentes, ainda que “exista um grande caminho a percorrer” nessa matéria. Para a vereadora, órgãos de soberania e sociedade civil têm um papel importante para uma integração plena de todos os cidadãos, independentemente da sua condição. “Todos somos companheiros de viagem”, disse.
José Diogo Silva, presidente da AVH, destacou a cooperação e proximidade que existe entre as instituições de Guimarães, pois “são as pessoas que as instituições representam e é para elas que devem trabalhar”. Para o presidente da AVH, é necessária “uma sociedade mais aberta e inclusiva”, motivo pelo qual é com orgulho e regozijo que a AVH se solidariza com a campanha.
Bruno Faria, presidente da CERCIGUI, colocou os utentes da instituição que dirige em primeiro lugar, sem deixar de considerar muito importante o apoio de todos quantos desejem ajudar a causa da defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Após ter apresentado a campanha, Bruno Faria prestou homenagem a Marco Ferreira, funcionário da CERCIGUI já falecido, um momento de emoção para todos os presentes.
No final da apresentação, abrilhantada pela atuação do músico vimaranense, José Miguel, foi apresentada a mascote Pirilampo Mágico de 2023, através do contributo de utentes da CERCIGUI.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 20, 2025
A Quinta do Costeado, na Cruz de Pedra, em Guimarães, vai acolher a futura Escola-Hotel do IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e Ave).
Janeiro 20, 2025
A partida joga-se no domingo, dia 26 de janeiro, às 15h30.
Janeiro 20, 2025
Participaram cinco grupos, no espetáculo que teve como palco o auditório da Universidade do Minho.