CarClasse
CarClasse
Sociedade Martins Sarmento assinala os 200 anos da morte de Catarina de Lencastre

A Sociedade Martins Sarmento organiza no próximo sábado, 06 de abril pelas 16h00, no salão nobre da instituição, a primeira sessão do ciclo de conferências "Um salão para falar e um quarto para escrever", assinalando o 2º centenário da morte de Catarina de Lencastre.

© SMS

Catarina de Lencastre, 1.ª Viscondessa de Balsemão, nasceu em Guimarães no dia de São Miguel, a 29 de setembro de 1749. Em 2024, celebram-se os 200 anos da sua morte.

“Poucos conhecem hoje uma poeta que honrou desde cedo o nome de seus pais, os Senhores de Vila Pouca, e em sua vida (1749-1824) marcou a vida literária em Portugal. Porque a esquecemos? Porque a lembramos? A maior parte das vezes, a memória, como o esquecimento, pouco tem a ver com a abundância ou a falta de mérito. Esquecemos e lembramos porque é fácil esquecer ou lembrar. E só por isso devemos rever regularmente a História que contamos”, refere a SMS em nota enviada às redações, acerca do evento.

A primeira sessão deste ciclo aborda os salões literários do século XVIII, de Catarina de Lencastre a Bocage, Soror Maria do Céu, Leonor de Almeida, e terá como intervenientes Luísa Malato, Zulmira Santos e Francisco Topa.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES