Sociedade Martins Sarmento lamenta a morte do coronel Rui Guimarães
A direção da Sociedade Martins Sarmento, em nota de pesar enviada à comunicação social, expressa "homenagem e pesar pelo falecimento deste ilustre vimaranense e apresenta a toda a sua família sentidas condolências".

O coronel Rui Guimarães “foi um Capitão de Abril, representante dos militares da Região Militar do Norte nas reuniões preparatórias do Movimento das Forças Armadas”, destaca a instituição, lembrando que este foi figura de destaque no último número da 9 – Revista de Guimarães – Júnior, que assinalava a passagem dos 50 anos do 25 de abril.
Na entrevista que concedeu a esta publicação da SMS, deixou uma mensagem às novas gerações:
O MFA teve por objetivo essencial a juventude, porque nós entendíamos que este país só se podia desenvolver com a juventude. Nós temos, hoje, uma juventude bem preparada, mas também temos uma coisa que eu acho que está a exacerbar-se, que é o individualismo. Eu desejaria que o futuro levasse esta juventude a ser mais solidária, por um lado, mas também mais ambiciosa nos seus objetivos e mais realizada na sua felicidade, no seu quotidiano. A grande esperança e a grande certeza é que os jovens encontrarão as formas de chegar a essa solução…
As cerimónias fúnebres realizam-se nesta quinta-feira, 04 de julho, às 15h00, na igreja de São Francisco, em Guimarães.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, expresou também a sua consternação pelo falecimento de Rui Guimarães, apresentando à sua família e amigos as mais sentidas condolências, lembrando que, em março de 2023, Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, condecorou Rui Guimarães, juntamente com outros militares com participação direta no 25 de Abril de 1974, com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 24, 2025
“Considerando que é um projeto estratégico e prioritário para o concelho, o conjunto de informações que vêm sendo disponibilizadas de forma avulsa, não contribui para o total e bom esclarecimento dos vimaranenses”, disse o vereador do PSD, Ricardo Araújo.
Março 24, 2025
O Teatro Jordão será palco de uma conferência sobre competitividade e inovação empresarial, no próximo dia 27 de março, às 17h00. Sob o tema "Novos Tempos, Novos Desafios, Mais Competitividade", o evento reunirá especialistas e líderes de diferentes áreas para discutir os desafios e oportunidades num cenário económico em constante evolução.
Março 24, 2025
“O aumento da pedonalização do centro da cidade é fundamental para devolver a cidade aos cidadãos, e para o comércio local”. Quem o diz é Domingos Bragança.