Da Quaresma à Páscoa - 4 a 20 de Abril
Sociedade Musical Guimarães lembrou necessidade de rever financiamento do ensino artístico, em dia de festa

A Sociedade Musical de Guimarães celebrou, a 25 de março, o seu 122º aniversário, numa sessão solene comemorativa que incluiu a apresentação da nova temporada da Sociedade de Concertos Valentim Moreira de Sá, a homenagem aos colaboradores com 25 anos de ligação à instituição e a apresentação do "making of" do livro sobre a história da Sociedade Musical de Guimarães.

© CMG

Na presença da comunidade educativa, convidados e entidades oficiais, o presidente da Direção, Rui Vaz, destacou !a excelência no ensino da música e do teatro, pilares da formação artística da Sociedade Musical de Guimarães”, assim como parcerias estratégicas e projetos sociais “que promovem a inclusão e o acesso à cultura, assegurando que a música chega a todos, independentemente da sua origem ou condição”.

Destaque também nesta cerimónia, para a apresentação do “making of” do livro sobre a história da Sociedade Musical de Guimarães, “uma obra com investigação académica rigorosa, conduzida por quatro investigadores de referência”, que se encontra em fase final de edição. Foi feito também o lançamento da temporada 2025 da Sociedade de Concertos Bernardo Valentim Moreira de Sá, com uma programação dedicada à música de câmara, protagonizada por antigos alunos que hoje são músicos profissionais, e a apresentação de um concurso de composição (open call) em homenagem ao patrono da instituição, incentivando a criação contemporânea para formações camerísticas.

No seu discurso, o presidente Rui Vaz reafirmou também a necessidade “urgente de rever o atual modelo de financiamento do ensino artístico especializado, que continua a penalizar as escolas geridas por associações sem fins lucrativos, como é o caso da SMG, face aos conservatórios públicos”. A cerimónia contou ainda com a homenagem a colaboradores com 25 anos de serviço, “que continuam a ser exemplo de dedicação, empenho e profissionalismo”. “Com mais de um século de história, a Sociedade Musical de Guimarães renova o seu compromisso com a cultura, a formação e a comunidade, reforçando o seu papel como uma referência no panorama artístico e educativo nacional”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES