Start-ups e interfaces da UMinho mostram-se em Guimarães. Marques Mendes é orador principal
Nesta quinta-feira, 19 de setembro, a nave principal do campus de Azurém, em Guimarães, recebe quatro dezenas de spin-offs, start-ups e interfaces nas áreas de engenharia, tecnologia e design, além de palestras, elevator pitches e momentos para novas colaborações e oportunidades de negócio. A iniciativa chama-se “Inovar & Empreender” e tem entrada livre para o público em geral.

“É uma montra do que de melhor se faz na Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM)”, anuncia a organização.
A abertura do evento acontece às 10h00, com uma visita institucional aos stands das jovens empresas e interfaces. Às 11h00, o comentador televisivo e político Luís Marques Mendes profere a palestra “Inovação e empreendedorismo como motor de desenvolvimento económico e social”.
Uma hora depois, será apresentada a Agenda para a Inovação e o Empreendedorismo da EEUM, que procura incentivar e apoiar o know-how desta comunidade académica. Segue-se uma sessão de reconhecimento aos autores da primeira patente europeia da UMinho: Carlos Couto e Lubos Hes registaram um tipo de termómetro inovador em maio de 1993.
Apresentação de sete projetos
De tarde, às 14h00, o encontro “InvestMatch” conta com a apresentação de sete ideias de negócio: Apryori (Óscar Lopes), CibusAI (Óscar Dias), CircleVal (Pedro Geada), eDynamics Technologies (Joana Figueiredo), EzMocap (Guilherme Krull), Nabia Studios (Eduardo da Silva Brito) e To-Be-Green (António Dinis Marques).
Cada autor tem sete minutos para convencer o júri e os investidores. Inteligência artificial, bioengenharia, sistemas de produção e reciclagem são algumas áreas em foco.
Já a mesa redonda “Da ideia ao negócio: criação de spin-offs e start-ups” junta, às 15h00, a presidente da Investors Portugal, Lurdes Gramaxo, a coordenadora para o Empreendedorismo e Financiamento do IAPMEI, Sandra Alvim, o cofundador da Primavera BSS, Jorge Batista, o administrador da ESI Robotics, Gil Sousa e a responsável para o Empreendedorismo da TecMinho, Clara Silva. A moderação cabe ao jornalista e produtor televisivo Hugo Correia.
Às 16h00 é a vez de conhecer histórias de sucesso de inovação e empreendedorismo na EEUM.
Dá-se a palavra a Eugénia Nogueira, cofundadora da Solfarcos (fármaco para artrite reumatoide); Narciso Moreira, diretor-geral da Betweien (projetos educativos inovadores); José Carlos Ramalho, sócio gerente da Keep Solutions (líder em gestão de sistemas de gestão de informação); e Filipa Fernandes, cofundadora da Ooze Nanotech (pulseira previne a malária).
Há mais detalhes sobre todo o evento em www.eng.uminho.pt .
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 24, 2025
A Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (Ciência Viva - ANCCT), instituição responsável pela rede de centros de Ciência Viva, divulgou uma lista de diversos financiamentos ao Centro de Guimarães, ultrapassando os 76 mil euros, a que se somam os pagamentos aos professores alocados ao projeto e um financiamento do Norte 2020, de mais de 116 mil euros.
Abril 24, 2025
A Arquidiocese de Braga convida todas as paróquias, comunidades e instituições a unirem-se num gesto simbólico de comunhão e oração.
Abril 24, 2025
Guimarães foi um dos locais onde se realizaram buscas domiciliárias no âmbito da investigação. Foram detidas nove pessoas, com idades entre os 19 e os 45 anos.