TAXA TURÍSTICA EM DISCUSSÃO NA PRÓXIMA REUNIÃO DE CÂMARA
Taxa turística incidirá sobre a modalidade da taxa de dormida
É um dos pontos a deliberar e a votar na próxima reunião do executivo municipal, agendada para a próxima segunda-feira.
É o caso de outros destinos turísticos e poderá vir a ser o de Guimarães: a existência de uma taxa para “corrigir externalidades produzidas pelos seus visitantes”, como explica a proposta patente na ordem de trabalhos para a reunião da vereação vimaranense. A taxa aplica-se na modalidade de taxa de dormida entre os meses de maio e outubro, com o valor unitário de 1,50 euros por dormida. Esta é uma proposta a ser deliberada e votada na próxima reunião de executivo municipal, agendada para a próxima segunda-feira, às 10h00.
“A introdução da referida taxa surge como meio de contribuição das despesas dos destinos, nomeadamente limpeza urbana, segurança de pessoas e bens, reforço das infraestruturas e equipamentos públicos, conservação do património local, reforço de transportes públicos e das condições de mobilidade, entre outros”, lê-se no mesmo documento. A proposta prevê que esta taxa incida “exclusivamente sobre as dormidas nos empreendimentos turísticos ou estabelecimentos de alojamento local no período do ano de maior procura, correspondendo à pressão efetiva dos visitantes sobre a cidade”. Assim sendo, o município poderá recuperar “parte dos custos já suportados presentemente” e realizar, futuramente, “novos investimentos e despesas concretamente dirigidos à prestação de serviços e utilidades diretamente relacionados com a atividade turística”.
Recorde-se que, na reunião de 28 de março de 2019, a Câmara Municipal de Guimarães deliberou dar início ao procedimento referido. Uma das propostas apresentadas pela Confraria Alma do Povo — Cultura e Turismo e pela Associação Grã Ordem Afonsina – Vida e Obra do Rei Fundador, “ao qual a Associação Vimaranense de Hotelaria manifestou aderir”, incluía ainda uma taxa de excursão aos “excursionistas que se façam deslocar de autocarro”; contudo, o executivo não incluiu essa proposta na sua, uma vez que “estabeleceria uma desigualdade de tratamento” entre as diversas modalidades de deslocação e por falta de “medidas similares a nível regional”, o que poderia afastar turistas.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 14, 2024
A exemplo dos anos anteriores, Osmusiké - Associação Musical e Artística do Centro de Formação Francisco de Holanda - organizou no passado, dia 12 de outubro, mais uma edição dos “Sons de Outono” no grande auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Via Flor.
Outubro 14, 2024
Teste, que se realiza entre os dias 17 e 19 de outubro, procura avaliar o impacto dos projetos de qualificação e regeneração, em fase de conclusão da Alameda S. Dâmaso (norte), Largo do Toural (nascente), Rua de Santo António e Av. D. João IV, com incidência na mobilidade viária.
Outubro 14, 2024
O médico vimaranense Hélder Pereira foi eleito presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva (SPAT),durante o congresso que decorreu em Viana do Castelo.