Teatro, visitas e até uma caça ao tesouro para celebrar o Dia Internacional dos Museus

O Museu de Alberto Sampaio vai assinalar o Dia Internacional dos Museus, que se celebra a 18 de maio, sábado, com várias iniciativas ao longo do dia dirigidas ao público em geral e às famílias.

© Mais Guimarães

Entre as propostas haverá teatros de sombras, visitas guiadas dentro e fora do museu, inauguração de uma exposição temporária no Palacete de Santiago e ainda uma iniciativa que envolve a oferta de livros.

O programa é o seguinte:

10h30
Teatro de Sombras “E assim nasceu Guimarães”
Neste teatro de sombras, explica-se onde e como Guimarães nasceu, dá-se a conhecer personalidades como Mumadona Dias e o Conde D. Henrique e mostra-se que papéis desempenharam neste processo.
Público-alvo: famílias

11h30
Visita Guiada: Os Tesouros Nacionais do Museu
Os Tesouros Nacionais do Museu encontram-se guardados na Sala de Ourivesaria e na Sala de Aljubarrota. Tratam-se de peças que foram oferecidas a Nossa Senhora da Oliveira ao longo dos séculos e permitem aferir da importância e riqueza da Colegiada de Guimarães.
Público-alvo: geral

14h30
Teatro de Sombras “Lenda de Santa Margarida”
Neste teatro de sombras é contada uma lenda ligada a Guimarães: a história de Santa Margarida que, para provar a sua fé, teve de derrotar um monstro terrível. Esta santa, protetora das grávidas, foi outrora venerada na Igreja de São Miguel ou de Santa Margarida, junto ao castelo.
Público-alvo: famílias

15h30
Teatro de Sombras “Mãos Enamoradas”
Neste teatrinho de sombras conta-se a história de um casal de apaixonados muito simpático que dá a conhecer duas das tradições vimaranenses ligadas ao amor: a Cantarinha das Prendas e o Bordado de Guimarães.
Público-alvo: famílias

16h00
Inauguração: exposição GMR Project Room
“Stairs: Rise and Fall of Men”, de Flávio Vidal Carvalho
Palacete de Santiago

16h30
Visita guiada temática “Uma peça, um local”
A rica e abrangente coleção museológica do Museu de Alberto Sampaio é constituída por “objetos de proveniência diversificada, locais que outrora presenciaram o uso ou o simbolismo destes objetos antes de serem musealizados”. Esta visita, orientada pelo historiador e investigador António José de Oliveira, pretende ir à descoberta da Igreja do Convento do Carmo, local de proveniência de duas peças que integram o acervo do Museu de Alberto Sampaio, uma pintura de um Calvário e um retábulo.
Público-alvo: geral

Ao longo do dia decorrerá ainda a iniciativa “Encontra um livro no Museu”.

Quatro livros estarão escondidos entre a coleção do museu que serão oferecidos a quem primeiro os encontrar. Quem encontrar os livros é também convidado a partilhar a sua experiência nas redes sociais, publicando fotos do livro e dizendo em que museu o encontraram. A iniciativa é da Assarapanto – Associação Cultural e conta com o apoio das editoras envolvidas.

No sábado, dia 18, Dia Internacional dos Museus, a entrada nos espaços e a participação nas iniciativas é livre para todos os visitantes.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES