TEMPO LIVRE REPRESENTOU GUIMARÃES NA REUNIÃO DO PROJETO “GLOBAL ACTIVE CITY”

A Tempo Livre esteve representada na reunião internacional de apresentação do modelo Global Active City (GAC), que decorreu na Echo Arena de Liverpool (Reino Unido) entre os dias 07 e 09 de março. A iniciativa das duas ONG fundadoras do projeto, a EVALEO e a TAFISA (The Association for International Sport for All (TAFISA), conta com o apoio do Comité Olímpico Internacional.

Na sessão de trabalhos a equipa da Active Well-being Iniciative (AWI) apresentou as linhas estratégicas que estão na base de implementação de programas que visam aumentar a participação dos cidadãos em atividades físicas regulares, na promoção do bem-estar das comunidades urbanas e na adoção de medidas para a acreditação e certificação ISO das cidades com selo GAC (Global Active City).

John Marsden (AWI Liverpool), Keith George (Liverpool John Moores University) e Gabriel Messmer (Evaleo) apresentaram o exemplo de sucesso de Liverpool, cidade que implementou o modelo de Cidade Ativa em 2005 com resultados positivos e evidências de sucesso junto da população, traduzidas na melhoria das condições de bem-estar e saúde.

O modelo GAC está a ser testado em dez cidades com o objetivo de demonstrar melhorias significativas na participação desportiva, aumento da atividade física regular e impacto na saúde pública. Estão envolvidas no GAC as cidades de Liverpool (Reino Unido), Buenos Aires (Argentina), Gaborone (Botswana), Karşiyaka (Turquia), Lausanne (Suíça), Lillehammer (Noruega), Ljubljana (Eslovénia), Port Moresby (Papua Nova Guiné), Richmond (Canadá) e Tampere (Finlândia).

Na reunião de Liverpool foram expostas as metodologias e estratégias para introdução do modelo “Cidade Ativa” e concedidas orientações sobre como pode uma cidade desenvolver o projeto AWI. Participaram nesta apresentação de boas práticas de promoção da atividade física em contexto urbano as cidades de Kuopio (Finlândia), Antuérpia (Bélgica), Atenas (Grécia), Hamburgo (Alemanha) e Yverdon-le-Bains (Suiça), e em representação de Portugal, as cidades de Guimarães e Loulé e a Associação de Desporto para Todos da Madeira.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de contactar com entidades que colaboram com o projeto em Liverpool, nomeadamente o clube de futebol Everton, a Liverpool John Moores University e a Archbishop Beck Catholic Sports College, uma escola pública que centra o seu projeto educativo no desporto e atividade física para todos.

O Global Active City é uma certificação alinhada com as diretrizes de organizações internacionais como a OMS e a UNESCO, envolve programação e atividades, mas também monitorização e avaliação de base científica, perseguindo padrões de bem-estar nas cidades onde é urgente combater o sedentarismo e promover a capacitação dos cidadãos e das comunidades para escolhas mais saudáveis num mundo cada vez mais urbano.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?