Ténis feminino internacional regressa a Guimarães com Francisca Jorge na defesa do título
O ténis feminino internacional está de volta ao Clube de Ténis de Guimarães com a realização do Guimarães Ladies Open, torneio integrado no circuito ITF, que decorre entre os dias 9 e 15 de junho.

© Nelson Toledo
Com um prémio total de 40 mil dólares, a competição promete trazer à cidade berço algumas das melhores tenistas da atualidade, sendo o grande foco Francisca Jorge, atual 256ª do ranking WTA, que regressa ao court onde cresceu desportivamente para defender o título conquistado em 2023. A atleta vimaranenseprocura repetir o feito diante de uma concorrência de peso, numa edição que se antevê competitiva.
Entre os principais nomes estrangeiros em prova estão a norte-americana Hina Inoue (210ª), líder da lista de inscritas, a também norte-americana Clervie Ngounoue (231ª), e a francesa Harmony Tan (249.ª), reconhecida pela vitória frente a Serena Williams em Wimbledon. A veterana Zarina Diyas, do Cazaquistão (276ª), dá ainda maior brilho ao torneio. Diyas traz na bagagem 12 títulos ITF e triunfos sobre figuras como Coco Gauff, Venus Williams, Sara Errani e Ons Jabeur. Chega a Guimarães embalada por uma recente vitória num W50 no Japão. A presença portuguesa estará representada, não apenas por Francisca, mas também pela irmã Matilde Jorge (291ª). Analu Freitas (1189ª), outra atleta da casa, junta-se à comitiva nacional, completada por Angelina Voloshchuk (721ª), Maria Garcia (1342ª) e Teresa Franco Dias (1374ª).