Testagem nas escolas começa terça-feira
Estão incluídas, nesta fase, 50 mil pessoas do setor público, mais um número indeterminado do privado, disse Tiago Brandão Rodrigues.

escola-barra
Professores e pessoal não docente do pré-escolar e do 1.º ciclo serão testados a partir de terça-feira e processo deverá demorar alguns dias. Estão incluídas, nesta fase, 50 mil pessoas do setor público, mais um número indeterminado do privado, disse Tiago Brandão Rodrigues.

As aulas presenciais começarão, mesmo que nem todos os 50 mil professores e pessoal não docente do ensino público e os profissionais do setor privado estejam testados.
Haverá ainda testes nas creches, que são da competência do Ministério do Trabalho e da Segurança Social.
“O modelo de testagem aplica-se às creches e pré-escolar da mesma forma que ao primeiro ciclo: quer creches do setor social quer creches do setor dito lucrativo”, acrescentou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
O plano de testagem nas escolas prevê que, além dos trabalhadores, também os alunos do ensino secundário façam testes de despiste à covid-19 no regresso às aulas.
A periodicidade da testagem será ainda decidida pela Direção-Geral de Saúde.
Quanto às vacinas para professores e pessoal não docente, prometidas pela ministra da Saúde Marta Temido, não revelou informação e remeteu para a task force.





