Tiago Cação saiu de Guimarães e vai percorrer de bicicleta os 278 municípios do território continental
Tiago Cação regressou à estrada para completar 6.000 km de bicicleta e apelar à mudança na mobilidade urbana.

© Tiago Cação
O ultramaratonista em ciclismo Tiago Cação reiniciou esta sexta-feira, 5 de setembro, em Guimarães, o Projeto 278, uma volta a Portugal que passará pelos 278 municípios do território continental. A primeira etapa, começou junto à Câmara Municipal de Guimarães na manhã desta sexta-feira e levou o atleta até Ovar, num percurso de 250 km.
O desafio tem como objetivo alertar para a necessidade de redefinição da mobilidade urbana, colocando a bicicleta no centro das políticas de sustentabilidade e qualidade de vida nas cidades. O projeto tinha sido suspenso a 3 de junho, após Tiago Cação ter sido diagnosticado com uma pneumonia bilateral, apenas dois dias depois da partida no Porto.
“Foi um golpe duro em junho quando, por motivos de saúde, me vi impedido de concluir o Projeto 278. Lutei durante estes meses para regressar em condições de o retomar. Este desafio é maior do que a pausa que sofreu. Quero que este projeto ajude a colocar a mobilidade urbana no debate político e nas ações concretas dos autarcas”, sublinha o ultramaratonista.
Tiago Cação prevê percorrer diariamente cerca de 240 km, concluindo a volta a Portugal no final de setembro, em Lisboa. Ao longo do percurso, irá entregar cartas em todas as autarquias, apelando à redefinição das políticas urbanísticas e de mobilidade, numa altura em que os centros urbanos são responsáveis por cerca de 70% das emissões de gases com efeito de estufa.
O Projeto 278 tem também um forte eixo de promoção turística, reforçando Portugal como destino de referência em cicloturismo e turismo sustentável, contando com o apoio do Turismo de Portugal. A iniciativa será documentada pelo realizador belga Ryan Le Garrec e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, bem como com o apoio institucional da Federação Portuguesa de Ciclismo, da MUBI, da Associação Nacional de Municípios, entre outras entidades.
O público pode acompanhar o desafio diariamente em projecto278.pt e seguir o percurso em tempo real em followmychallenge.com





