“Toalhas ao Alto” para promover o território nacional

“Toalhas Ao Alto” é o tema da campanha que está em curso, com o objetivo de promover o território nacional, numa iniciativa promovida pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, pelo Turismo de Portugal e Câmara Municipal de Guimarães.

A apresentação pública decorreu na passada sexta-feira, 24 de julho, em Guimarães. Foram produzidas 1128 toalhas, numa alusão ao ano da histórica da Batalha de S. Mamede, tendo o desenho “Camões salva os Lusíadas” com a assinatura do artista plástico José de Guimarães.

Esta iniciativa tem o propósito de impulsionar o setor turístico assente em quatro pilares: história, cultura, geografia e economia. Neste sentido, o Presidente da entidade Turismo Porto e Norte, Luís Pedro Martins, expressou que “Guimarães serve de exemplo pela ligação estabelecida com as diversas áreas, através do seu património, da gastronomia, natureza e a ligação à indústria têxtil”. Vincou a necessidade de “manter o setor do turismo animado” a fim de “resistir a este tempo difícil”. Apontou ainda como objetivo um programa que visa agregar as cidades distinguidas como Património Mundial para complementar uma diferente oferta turística, numa ligação da região norte a Castela.

Cada Região de Turismo do país vai ter a sua própria toalha, simbólica de cada uma das cinco regiões, assim como os Açores e Madeira. “Num ano em que que precisamos de reafirmar a nossa fibra, juntámos cultura, indústria têxtil e nacionalidade, e lançamos um manifesto de resiliência em forma de toalha de praia”, assinalou o mentor deste projeto, Carlos Coelho.

O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, apontou o “simbolismo” desta iniciativa numa relação histórica com a origem de Portugal. “Nunca deitaremos a toalha ao chão e é assim que Guimarães evidencia a sua resiliência nestes tempos mais difíceis, à semelhança do que é a nossa história e do que foi o nosso primeiro Rei”, numa alusão às conquistas de D. Afonso Henriques. Domingos Bragança vincou ainda a “forte componente” do território vimaranense na área do património, história, cultura e indústria têxtil, através de um posicionamento estratégico que resulta numa “identidade forte” de Guimarães.

Esta campanha conta ainda como parceiros a “Ivity Brand Corp”, “A Bela e o Monstro”, jornal Público, Associação da Hotelaria de Portugal e as empresas “Têxteis JF Almeida” e “Grupo Lasa”.

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