TRABALHADOR DA USF DE MOREIRA DE CÓNEGOS INFETADO PELO CORONAVÍRUS
O trabalhador em causa reside "num concelho vizinho" de Guimarães e todas pessoas que estiveram em contacto com o mesmo estão a ser contactadas.

O trabalhador em causa reside “num concelho vizinho” de Guimarães e todas pessoas que estiveram em contacto com o mesmo estão a ser contactadas.

Um profissional de saúde, que exerce funções na Unidade de Saúde Familiar (USF) de Moreira de Cónegos, foi infetado pelo novo coronavírus. De acordo com o Director Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave (ACES), José Novais de Carvalho, o trabalhador está “em isolamento, em casa, com um quadro leve de sintomas”.
Ao Mais Guimarães, José Novais de Carvalho adianta que o profissional de saúde é residente “num concelho vizinho” e trabalha em Guimarães. O Diretor Executivo do ACES assegura que, desde o primeiro momento, foram desenvolvidos “todos os procedimentos necessários”. “Foram identificadas todas as pessoas que contactaram com o funcionário e estão a ser contactadas”, aponta.
José Novais de Carvalho esclarece que recebeu uma notificação por parte da Autoridade de Saúde Pública para encerrar a USF de Moreira de Cónegos até ao dia 25 de março e para que os funcionários “fossem colocados em isolamento preventivo”.
Os utentes da Unidade de Saúde Familiar de Moreira de Cónegos serão atendidos nas unidades de saúde de Vizela. “Reunimos com o presidente da junta e fizemos os anúncios necessários para os utentes poderem recorrer aos serviços”, explica.
José Novais de Carvalho apela a todos os utentes que se desloquem aos Centros de Saúde “apenas em casos agudos”. “Devem ficar em casa e usar os números de telefone divulgados. Se tiverem sintomas, devem ficar em isolamento e comunicar com o SNS. Embora possa haver um atraso no atendimento, é mais seguro ficar em casa”, garante.
O responsável máximo do ACES aponta ainda que o documento que terá de ser preenchido pelos pais de alunos cujas escolas encerram a partir de segunda-feira está disponível no site da Segurança Social e não nos Centros de Saúde.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 10, 2025
Com o Campo 6 completamente cheio, os adeptos desempenharam um papel decisivo, empurrando a equipa rumo à vitória.
Maio 10, 2025
O Vitória SC conquistou este sábado o título de campeão nacional de polo aquático, ao vencer o Sporting por 17-13, nas Piscinas de Alvalade.
Maio 10, 2025
Cristiano Bacci regressou às conferências de imprensa após quase duas semanas de ausência devido a problemas respiratórios e mostrou-se determinado a encerrar a época caseira com um triunfo frente ao Estoril.