TRABALHADORES DOS REGISTOS EM GREVE ATÉ SÁBADO
O SNR contesta um novo diploma de vencimentos que entra em vigor a 01 de janeiro e uma das reivindicações é o “fim das assimetrias salariais”.
Sindicato fala de uma adesão de 80%. Alguns serviços mínimos estão assegurados.
A greve decretada pelo Sindicato Nacional dos Registos (SNR) tem início esta quinta-feira, prolongando-se até sábado, dia 28. Com efeito, os serviços prestados são limitados nas lojas de registo comercial e civil. De acordo com o SNR, a adesão ronda os 80%. O SNR contesta um novo diploma de vencimentos que entra em vigor a 01 de janeiro e uma das reivindicações é o “fim das assimetrias salariais”. De acordo com o presidente do SRN, Rui Rodrigues, a adesão “deverá subir para os 90%” sexta-feira, cita a Lusa.
Os serviços mínimos assegurados dizem respeito ao Cartão de Cidadão provisório “apenas em centros emissores”; de todos, o mais próximo de Guimarães é a Conservatória de Registo Civil de Braga. Quanto ao Cartão de Cidadão “tramitado como extremamente urgente”, o serviço é assegurado na Loja do Cidadão do Porto e no DIC — Campus da Justiça, em Lisboa. Também estão asseguradas as realizações de casamentos civis, desde que agendados antes do dia 06 de dezembro deste ano.
Outros serviços, como a renovação do Cartão de Cidadão para quem tiver mais de 25 anos, o pedido de 2.ª via do Cartão de Cidadão (em caso de perda ou roubo), a alteração da morada do mesmo, o pedido e/ ou consulta de certidões e atos de registo civil, predial comercial ou automóvel são assegurados nos serviços online. A esses junta-se o agendamento do atendimento de alguns serviços, como o Passaporte Eletrónico, Registo Civil, Registo Predial ou Cartão de Cidadão. A renovação do Cartão de Cidadão ocorre na rede de Espaços Cidadão.
Recorde-se que, em setembro, o Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN) juntou-se à Associação Sindical dos Conservadores de Registos (ASCRN) numa greve. Na altura, e no que diz respeito aos serviços prestados em Guimarães, apontava-se “a falta de impressoras”, o “parque informático desatualizado” e a dimensão do espaço, que não corresponde “aos muitos serviços” ali prestados como algumas das razões para a paralisação, mas a questão salarial era já a principal bandeira da greve.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 9, 2024
Na manhã desta quarta-feira, iria realizar-se a segunda meia final do Torneio de Retórica, no grande auditório da Universidade do Minho. Devido ao mau tempo, e à dificuldade de deslocação dos alunos e professores, o evento foi adiado para data a determinar, adiantou ao Mais Guimarães Francisco Teixeira, presidente da direção da ASMAV.
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.