CarClasse
CarClasse
Tradicional Feira dos 27 levou milhares de pessoas a S. Torcato

A Feira dos 27, evento de celebração do Santo do Povo em S. Torcato, levou milhares de pessoas a visitar a vila, com destaque para o concurso pecuário na praça em frente à Basílica e para a presença de Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

O dia em que se presta homenagem ao Santo do Povo arrancou com uma cerimónia solene na Basílica de S. Torcato, presidida por José Manuel Lopes, da Companhia de Jesus e Universidade Católica Portuguesa, pelas 10h00.

Enquanto que os fiéis desciam as escadarias da Basílica, milhares de pessoas juntaram-se na praça da vila para ver a Benção da Natureza e o Concurso Pecuário. Dezenas de criadores de gado fizeram-se acompanhar pelos seus animais, mantendo a tradição na vila de S. Torcato por mais um ano.

Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, fez de S. Torcato o seu “laboratório” para a sua tese de Doutoramento há mais de três décadas e regressou à vila vimaranense. Para Augusto Santos Silva regressar a S. Torcato “é um prazer enorme, porque fiquei com uma ligação muito forte.”

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

No seu projeto, o atual presidente da Assembleia da República estudou “como se faz a transição da agricultura e o setor secundário, industrial e de serviços, integrando estes setores. Precisamos de agricultura e de pecuária e precisamos de indústria transformadora e de novas tecnologias. Por isso, S. Torcato era um bom local porque aqui encontra-se um desenvolvimento harmoniosos entre esses setores.”

No seu regresso a S. Torcato, Augusto Santos Silva observa “um progresso: agora é vila, o Santuário já é basílica e está muito bonita, as obras foram realizadas e a construção civil desenvolveu-se. A rua não tem nada a ver com o que conheci nos anos 80 mas continua este apego às tradições e cuidado pela memória. A combinação entre o progresso, que é inevitável, com este apego às tradições é aquilo que o nosso país precisa”, finalizou.

A feira tradicional na vila vimaranense contou também com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, que diz ter “uma paixão pelo setor primário da agricultura e pela natureza.” Para o edil, “é um gosto ver este gado bem criado e robusto, que é o trabalho e o gosto de criar os animais. São um hino à natureza, à agricultura e à pecuária. Fiquei surpreendido por a maioria dos criadores de gado serem de Guimarães. Nem damos conta que há agricultura numa cidade que é urbana e industrial mas que também tem esta riqueza.”

Questionado sobre a presença de Augusto Santos Silva em Guimarães, e mais especificamente em S. Torcato, Domingos Bragança referiu que “é uma honra termos aqui o presidente da Assembleia da República, uma das mais altas personalidades do país mas também um amigo do ponto de vista da sua atividade como professor e sociólogo.”

Já durante a tarde, os cantares ao desafio animaram a vila vimaranense num dia que termina com a atuação do Grupo Folclórico de S. Torcato.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES