Trail Vila de São Torcato: Prova para todas as idades promove o contacto com a natureza

O Trail Vila de São Torcato vai até às montanhas da vila vimaranense no dia 26 de novembro. Além da parte desportiva, a prova realiza-se com cariz solidário, em parceria com a Casa da Criança de Guimarães.

© Eliseu Sampaio/ Mais Guimarães

A prova conta com quatro percursos distintos: a caminhada solidária, o mini trail, com 11 quilómetros, o trail curto de 17 quilómetros e trail longo, com 28 quilómetros. O Trail Vila de São Torcato inicia em frente à basílica de São Torcato e percorre as montanhas e o rio Selho, tendo como ponto de chegada a basílica da vila. Apadrinhada por Ilda Pereira e Vitor Rodrigues, a prova contará com centenas de participantes.

O presidente da Junta de Freguesia de São Torcato, Alberto Martins, pretende que a edição deste ano seja a de “verdadeira afirmação”. Esta corrida abre o campeonato regional de trail, o que “mostra a solidez e robustez desta prova”, afirmou o autarca.

Para Alberto Martins, uma das prioridades desta prova passa pela “promoção da vila de São Torcato.” “Temos muito a mostrar e a dar a conhecer, mas sabemos que é difícil passar essa mensagem de atratividade para quem não conhece. Quem é de fora não tem conhecimento da beleza edificada e natural que São Torcato tem”, acrescentou o presidente da Junta de Freguesia da vila vimaranense.

Um dos objetivos passa também por “proporcionar um dia agradável aos visitantes, para que regressem enquanto turistas”, vincou Alberto Martins. A prova, que levará centenas de pessoas a São Torcato, visa também dar “um dia mais produtivo ao comércio, restauração e hotelaria” da região.

© TVST

Marco Ribeiro, da organização do Trail Vila de São Torcato, contou ao Mais Guimarães que as três primeiras edições estiveram esgotadas, e  que conta em “esgotar esta também.” A novidade da quarta edição trata-se de um mini trail de cerca de 11 quilómetros. Desta forma, “qualquer pessoa com a mínima preparação pode participar”, acrescentou o organizador.

Além da vertente desportiva, o Trail Vila de São Torcato realiza-se de mão dada com a Casa da Criança, em que um euro por cada inscrição reverte a favor da instituição. Para Vera Mendes, da Casa da Criança de Guimarães, “estas iniciativas e apoios são fundamentais para nos ajudarem a divulgar o nosso trabalho aos vimaranenses e a levá-lo à comunidade para nos ajudarem financeiramente.”

Ilda Pereira revelou que é um “orgulho estar em casa, promover Guimarães e ser madrinha de um evento desportivo que está associada a causas ecológicas.” Já Vitor Rodrigues sente-se “lisonjeado por ser o padrinho da prova, que diz muito por ser na minha terra. É um trail que assume um papel cada vez mais importante no panorama nacional”. O atleta ressalvou que tem recebido um feedback “excelente” por parte de outros atletas.

A prova é direcionada para atletas de todas as idades. Aos 74 anos, João Domingos continua a correr pelas montanhas de São Torcato. Para o atleta, esta é “uma iniciativa espetacular, com um percurso extraordinário e vistas maravilhosas.” João Domingos participa por “carolice” e considera que o “convívio é o essencial nesta prova. Sozinho não conseguia.”

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES