Travel Fest em maio vai ensinar a pesquisar, descobrir e a viajar com os animais
Será entre os dias 10 e 11 de maio que Guimarães será novamente o palco da quinta edição do ABVP Travel Fest, o evento anual da ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

O Município justifica a aposta e a continuidade do apoio, com os resultados positivos que têm vindo deste evento, que volta a realizar-se no Teatro Jordão. Este encontro visa inspirar a comunidade de criadores de conteúdo de viagem com dois dias de palestras, debates e convívio.
À semelhança das edições anteriores, os assuntos que irão estar em foco no Travel Fest de 2025 passam por viajar e criar conteúdos de forma ética, com respeito pelas culturas e pela sustentabilidade do planeta.
O programa foi apresentado ao final da manhã desta quinta-feira, 10 de abril, peça presidente da associação, a vimaranense Mónica Rodrigues Alves, também na presença de Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura na Câmara de Guimarães. “O turismo é indústria da paz. Que territórios sem paz consigam encontrar no turismo a possibilidade de se interligar com outros povos e ficarmos com mais sensibilidade às outras populações para promover a paz no mundo. É com grande benefício para ambas as partes que acolhemos o evento”, disse o responsável, acrescentando que “o ABVP Travel Fest é uma das apostas estratégicas” de maior relevo da autarquia no que toca à promoção e pensamento do turismo.
Quanto aos oradores, vão abordar temas desde a forma como pesquisamos viagens, a possibilidade de viajar para locais alternativos e atrativos com animais de companhia, a aventura da descoberta de locais recônditos do nosso Portugal e países vizinhos, que a maioria desconhece, assim como a sustentabilidade, que combina, hoje mais do que nunca, com a cidade e o concelho.
“As pessoas vêm e há sempre uma transformação”, disse Mónica Rodrigues Alves que assumiu a presidência da ABVP há cerca de um ano. Quanto aos oradores, nota para o germânico Melvin Böcher, fundador da plataforma Travel Dudes, que atualmente se propões a reformular o processo de pesquisa de viagens. “Apresenta uma forma diferente e disruptiva para as pessoas que pesquisam destinos. Um dos primeiros sítios do mundo onde vai apresentar o trabalho é Guimarães”, explicou a responsável.
Já a italiana Anna Masiello vai abordar a temática da sustentabilidade numa viagem. Segundo Mónica, a viajante é re4sponsável por uma empresa que transforma materiais estragados em novos produtos. A italiana vem abordar uma viagem que fez ao Japão, “desenvolvida de forma lenta, com formas alternativas de mobilidade. O ato de viajar não é dos mais ecológicos, mas é possível fazer isso de forma inteligente”, frisou ainda, na apresentação.
Destaque também para a norueguesa Anne Bisgaard, que estará no Teatro Jordão. Tem uma vida que se divide entre o Havai e Nice, propondo-se a partilhar as suas viagens e aventuras com a cadela Bia, isto para demonstrar que é possível viajar com os nossos amigos de quatro patas: “É um alerta para o abandono de animais de estimação no período de férias, para demonstrar que é possível viajar para destinos bastante alternativos”, explicou também Mónica Rodrigues Alves.
Os brasileiros Érica e Nuno, casal com raízes no nosso país, são os responsáveis pelo blogue “O Miradouro”. Eles que exploram um Portugal para muitos dos portugueses desconhecido, locais diferentes com muita história. O espanhol Alberto Ribas, vai na mesma linha, primando pela gastronomia em cada viagem que faz.
Numa temática já bem diferente surge a húngara Diana Lesko que em Guimarães vai falar sobre uma viagem que fez ao Afeganistão, ela que tem “predileção por destinos perigosos e menos seguros”. “Viajou sozinha sem rede de contactos e vai contar que o mundo é mais seguro do que imaginamos, do que vemos na televisão”.
O jornalista e escritor, Tiago Salazar, diz Mónica Rodrigues Alves, “vai partir tudo” na edição deste ano do festival e o fotógrafo António Avelar vem falar sobre a sua ida a Eritreia, país de África que poucos conhecem.
Os bilhetes estão disponíveis online. A julgar por edições anteriores a plateia é composta por gente de fora da cidade, mas há também muitos vimaranenses a assistir. “Temos de trabalhar a mensagem de que Guimarães não é só cidade a acolher”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 18, 2025
Os eleitores que pretendam exercer o voto em mobilidade nas eleições legislativas antecipadas, que se realizam a 18 de maio, devem inscrever-se previamente, uma vez que essa modalidade de voto decorre no dia 11 de maio — uma semana antes da data oficial das eleições.
Abril 18, 2025
Último play off do campeonato arranca esta sexta-feira e vai até 30 de abril.
Abril 18, 2025
A etapa desta noite da Taça de Portugal de Andebol promete emoções fortes em Guimarães.