Tuna Antiga Vimaranense: Guimarães vê nascer uma nova tuna

Primeira apresentação foi sexta-feira.

tuna antiga vimaranense barra

Decorre, este fim de semana, o II Encontro Ibero Amerciano de Tunas Académicas em Guimarães. Na primeira noite, na sexta-feira, dia 30 de junho, o largo do Trovador recebeu a primeira atuação da nova tuna de Guimarães, a Tuna Antiga Vimaranense.

© Direitos Reservados

Ao Mais Guimarães, Pedro Freitas, tuno, contou que a ideia nasceu do vimaranense Paulo Gonçalves há já algum tempo, mas só agora se mostraram a público. Conta com vimaranenses e “vimaranenses adotados” também, que por cá passaram e por aqui quiseram ficar ou aqui voltaram.

Na sexta-feira foram nove os tunos que subiram ao palco, “mas a semana passada éramos só sete”, contou Pedro Freitas para mostrar que são uma “tuna em crescimento”. Foi a primeira atuação da Tuna Antiga Vimaranense, mas o balanço é positivo, “tanto a nível musical como instrumental”.

Ainda sem um dia oficial de fundação, Pedro acredita que “será por agora” e garante que vão “entrar de pedra e cal e continuar a Tuna Antiga Vimaranense”.

O tuno contou ainda que um dos objetivos é tocar músicas de vimaranenses, atuais ou não, e outros temas também. Na sexta-feira, por exemplo, interpretaram “Modas e Modinhas”, do Daniel Pereira Cristo. “Sabemos que, na década de 1920, havia uma tuna em Guimarães única e exclusivamente instrumentista. Vamos tentar ir buscar essas músicas ao espólio da Martins Sarmento e tentar trabalhar em cima delas”, acrescentou ainda.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES