Tunas académicas de seis países juntam-se em Guimarães para o EITA 2025
Guimarães recebe, a partir de hoje a IV edição do Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas (EITA), que decorre até domingo, na cidade berço.

© CMG
A edição deste ano reúne 17 tunas académicas oriundas de seis países – Portugal, Espanha, México, Peru, Colômbia e Chile – e mobiliza mais de 500 participantes durante cinco dias inteiramente dedicados à música, à tradição universitária, à juventude e ao intercâmbio cultural.
Com um programa descentralizado que este ano se estende aos concelhos vizinhos de Vizela e Cabeceiras de Basto, é em Guimarães que se concentra o núcleo central das atividades. A Plataforma das Artes e da Criatividade será o epicentro do festival, acolhendo concertos gratuitos das tunas, uma zona de restauração, áreas dedicadas ao artesanato e aos produtos culturais, bem como o ciclo de conferências “TunaeTalks”, que contará com registo audiovisual e a participação de figuras relevantes da cena cultural.
A receção oficial está agendada para as 15h00 desta quarta-feira, seguindo-se a primeira sessão dos TunaeTalks, sob o tema “A Tuna e a Produção Musical”, com intervenções de Manuel de Oliveira e Pedro de Castro, na Black Box do CIAJG. Às 17h30 terão lugar as tradicionais rondas na Igreja da Oliveira, culminando o dia com um espetáculo às 21h00 na Plataforma das Artes.
O sábado, 28 de junho, inclui nova conferência, desta vez subordinada ao tema “Tuna 2.0 – Imagem e Narrativa do Século XXI”, com Adriana Couto, Inês Margarida e Luís Borges. As rondas regressam às 17h30 e, às 21h00, terá lugar um dos momentos mais marcantes do evento: o espetáculo de homenagem a Afonso Gonçalves, vimaranense e membro da organização, falecido tragicamente em Lisboa. A homenagem contará com uma atuação especial das tunas convidadas, na Plataforma das Artes.
O encerramento acontece no domingo, dia 30, com uma eucaristia às 12h00 na Igreja da Oliveira. Às 15h30 realiza-se o último TunaeTalks, seguido de um espetáculo final às 16h30, novamente na Plataforma das Artes.
Paulo Gonçalves, da organização, não tem dúvidas de que “o EITA é muito mais do que um encontro de tunas”: “Já é, provavelmente, o principal evento de tunas da Península Ibérica. Em apenas quatro anos, consolidou-se como uma referência, com um formato não competitivo, e este ano contará com tunas de cinco países. Continua a ter uma forte presença da TUDI – associação de tunas veteranas de 15 países – e transforma Guimarães e a região na capital mundial das tunas durante uma semana”.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Dezembro 22, 2025
A freguesia de Urgezes vai assinalar, no próximo dia 26 de dezembro de 2025, a tradicional Festa de Santo Estêvão, com um programa religioso, cultural e musical que se estende ao longo de todo o dia.
Dezembro 22, 2025
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, participou esta sexta-feira no almoço de Natal promovido no Centro de Acolhimento e Emergência Social, uma iniciativa que juntou os 17 utentes atualmente acolhidos, a equipa técnica e os voluntários que asseguram o funcionamento diário desta resposta social no concelho.
Dezembro 22, 2025
A Câmara Municipal de Guimarães aprovou, por unanimidade, a aplicação de sanções à empresa Guimabus, concessionária do transporte público no concelho, devido a vários incumprimentos contratuais detetados pelos serviços municipais. A decisão foi tomada na reunião do executivo realizada esta segunda-feira, 22 de dezembro, e prevê a aplicação de multas no valor global de cerca de 88 mil euros.
Dezembro 22, 2025
Devido à época festiva que atravessamos.
Dezembro 22, 2025
A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou a implementação de restrições temporárias ao trânsito automóvel e pedonal na cidade de Guimarães, no âmbito do jogo da 15ª jornada da Liga Portugal Betclic entre o Vitória e o Sporting, agendado para amanhã, 23 de dezembro, às 20h45, no Estádio D. Afonso Henriques.
Dezembro 22, 2025
Guimarães vai receber o novo ano com “Apollo 26: A New Year Mission”, um evento de música eletrónica que decorre na noite de 31 de dezembro, a partir das 23h00, no Teatro Jordão. A iniciativa é promovida pela Odisseia e conta com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães.





