Turismo em Guimarães precisa de visão estratégica, defende Gil Leitão

No debate sobre o Turismo no concelho, organizado pela AVH nesta terça-feira, 16 de setembro, o candidato da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Guimarães, Gil Leitão, defendeu a necessidade de uma visão estratégica e integrada para o setor turístico vimaranense.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Para o candidato, é essencial promover um trabalho articulado entre associações e entidades locais, de forma a garantir que o turismo “consiga fluir em todo o concelho e não apenas no centro histórico”.

Um dos objetivos destacados passa pelo aumento do número de dormidas em Guimarães, reduzindo a dependência da promoção feita a partir do Porto e Norte. “Queremos que Guimarães deixe de ser apenas um ponto de passagem para se afirmar como um ponto central e fulcral na visita à região Norte”, referiu Gil Leitão, defendendo melhores condições para que os turistas escolham pernoitar na cidade.

O candidato apontou ainda a falta de aposta fora do centro histórico como uma das principais fragilidades. “Não existe um verdadeiro cruzamento entre o turismo do centro histórico e o turismo do restante território. Esse é um desafio que temos de ultrapassar”, frisou.

Outro ponto central da sua intervenção foi a mobilidade, que classificou como um problema estrutural do concelho. Segundo Gil Leitão, a ausência de soluções adequadas limita diretamente a experiência turística, sendo necessário criar um plano que permita ao visitante deslocar-se com facilidade em todo o território.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS