U.DREAM distribui “correio de esperança” em Guimarães

Crianças com dificuldades sócio económicas identificadas, de algumas escolas do pré escolar e 1.º ciclo de Guimarães, foram surpreendidas com um “correio de esperança, para voltar a ser criança”. “Ainda não podemos abrir os parques, as escolas e os jardins. Mas podemos abrir a porta aos sonhos, à esperança e à magia de ser criança.”

© U.DREAM

“Com o fecho das escolas muitas crianças deixaram de ter a oportunidade de ser criança”, começa por explicar a U.DREAM. “À primeira vista, o problema é menos complicado do que parece” dizem, exemplificando problemas como a falta de alimentação básica, falta de material escolar adequado ou ambientes familiares destruturados. “A escola é, para muitas crianças, muito mais do que um sítio onde se aprende a ler e a escrever.”

Os voluntários e os parceiros sociais deram a conhecer esta realidade à UD e foi assim que surgiu a ideia de “procurar uma forma de entregar um correio de esperança, para voltar a ser criança.” Na impossibilidade de “resolver todas estas consequências terríveis”, o objetivo passou por “atenuar a dor destas crianças”.

Os kits, preparados pela U.DREAM, foram distribuídos a crianças com dificuldades sócio económicas identificadas e são compostos por um livro “que lembra a importância de não deixar de sonhar”, um pequeno peluche chamado Esperança que “representa a coragem para dias menos bonitos”, cartões de gratidão e de perdão, postais e autocolantes com mensagens de esperança “para fomentar partilhas e relações mais saudáveis em casa” e uma carta de esperança para as crianças.

Foi rápido chegar à ideia e ainda mais rápido chegar às empresas que se juntaram a este movimento. “Foi inacreditável ver, em primeiro lugar, a disponibilidade com que fomos recebidos por estes parceiros e, ainda mais especial, ver o impacto que, em menos de 15 dias, conseguimos gerar.”

A U.DREAM é um projeto que desenvolve competências de liderança social em jovens do Ensino Superior. Nasceu em 2013 e está presente em Braga, Porto, Aveiro e Lisboa. O grande objetivo é aproximar os jovens, “futuros pais e profissionais do nosso país”, dos problemas das suas comunidades. “Queremos responsabilizá-los pelo que acontece de errado ao seu lado e garantir que essa atenção não desaparece quando a vida adulta chega. Ao mesmo tempo, ajudamos estes jovens a compreender as suas paixões e competências para que mais tarde possam continuar a transformar as comunidades, seja enquanto engenheiros, cientistas, escritores ou professores”.

© U.DREAM

Um programa de três semestres que coloca os jovens a servir as necessidades das suas cidades, seja junto de idosos, crianças em contexto de lar, crianças e famílias em dificuldades, sem-abrigos, animais, imigrantes ou perante desafios ambientais. 

Em simultâneo “Sonhar, Inspirar e Servir” são palavras sempre presentes. Um caminho de reflexão que começa com o autoconhecimento e a capacidade de melhor se compreenderem, descobrindo os seus Sonhos. Aprendem sobre relações saudáveis e valores como a gratidão e a empatia: aprendem a Inspirar as suas redes de apoio e a servir ao seu lado. É no último semestre que aprendem a colocar todas estas aprendizagens ao Serviço da comunidade, descobrindo a sua missão social: a melhor forma de utilizar as suas paixões, competências e valores para transformar uma problemática social.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?