UEFA castiga Vitória SC com 200 mil euros por quebra das regras de fair-play financeiro

Segundo a UEFA, por reincidência, "por dívidas vencidas há mais de 90 dias durante a época e ou por incumprimentos dos critérios de licenciamento dos clubes, o FC Porto e o Vitória SC foram punidos com suspensão das competições europeias, com pena suspensa, por uma época, na próxima edição que se apurarem (ou seja, 2025/26, 2026/27 e 2027/28)".

© Vitória SC

Ao Vitória SC, por este motivo, foi aplicada uma coima de 200 mil euros e ao Braga de 40 mil euros, de acordo com o comunicado emitido esta sexta-feira, dia 17 de maio, pela UEFA. Para a aplicação destas multas, a UEFA considerou “os valores vencidos na época 2023/24, bem como as agravantes e atenuantes”. O FC Porto foi o clube português mais penalizado neste processo, tendo sido aplicada uma multa de um milhão e meio de euros.

O Vitória SC e o FC Porto arriscam também ficar  fora das competições europeias. Para a equipa vitoriana, segundo o comunicado, “a exclusão fica suspensa por um período probatório de uma época e só será aplicada se o clube não cumprir os requisitos de solvência na época 2024/25”. Já para o FC Porto, a exclusão fica suspensa por “um período probatório de duas épocas e só será aplicada caso o clube não cumpra os requisitos de solvência nas épocas 2024/25 e 2025/26”.

Relativamente à participação na edição deste ano do Vitória SC na Conference League “não está em causa”, já que fonte do clube garante que a dívida a um clube, que foi motivo da punição, já foi entretanto saldada.

De acordo com a UEFA, há 11 clubes punidos nestas circunstâncias, e que “não recorreram da decisão da CFCB”, a quem foram aplicadas as multas por terem “contas a pagar em atraso e/ou declaração incorreta de informações de contas a pagar”.

Vitória SC, SC Braga e FC Porto, integram uma lista de 13 emblemas sobre os quais foram impostas medidas disciplinares, que é composta pelo CSKA Sófia (Bul), Dinamo Tbilisi (Geo), Partizan Belgrado (Ser), Galatasaray (Tur), Betis (Esp), Ordabasy Shymkent (Caz), Riga FC (Let) e FK Auda (Let).

Ainda o Adana Demirspor (Tur) e o FC Shakhtyor (Biel) que recorreram da decisão, tendo a instância de apelo confirmado os castigos de afastamento das competições europeias por um ano.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES