Últimos bilhetes para o concerto de João Pedro Pais a favor da reabilitação da Capela de N. S. da Conceição
Com a lotação quase esgotada, João Pedro Pais atua no dia 6 de dezembro, às 21h30, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, num concerto solidário destinado a angariar fundos para a reabilitação da Capela de Nossa Senhora da Conceição — um imóvel de Interesse Público com origens no século XVI.

© DR
O espetáculo, intitulado Improviso, apresenta-se como um momento acústico e intimista, no qual o músico revisita temas marcantes da sua carreira numa abordagem próxima da essência original das canções. Em ano de lançamento do seu mais recente álbum, Amigo Improvável, João Pedro Pais promete uma noite de forte envolvimento emocional e proximidade com o público.
Os bilhetes estão disponíveis na Bilheteira Online, bem como nas lojas FNAC e nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, Plataforma das Artes e da Criatividade, Casa da Memória e Loja Oficina. A paróquia de Nossa Senhora da Conceição tem desenvolvido várias iniciativas para garantir a continuidade do projeto de conservação e restauro da Capela, entre as quais se inclui o concerto solidário com João Pedro Pais.
O pároco, padre Leonel Cunha, recorda que a intervenção começou num cenário de profunda degradação. “Havia duas vias possíveis: desistir ou dar vida a este espaço. Optámos pela segunda, mesmo que parecesse uma utopia”, afirma. Num vídeo divulgado pela paróquia, sublinha ainda que a obra se encontra “na última fase de restauro”, apelando ao contributo da comunidade: “Continuamos a precisar da mão aberta de cada um, do abraço de todos a este tesouro escondido na periferia da cidade.”
A Capela de Nossa Senhora da Conceição, cuja existência está documentada desde o início do século XVI, é um dos espaços religiosos mais emblemáticos de Guimarães. Está profundamente ligada a tradições como a romaria de 8 de dezembro e as Novenas das Festas Nicolinas.
A primeira fase do restauro — que incluiu a intervenção estrutural nos telhados, paredes, soalhos, torre sineira, sacristia e anexos, além do início da recuperação dos painéis de azulejos e altares — contou com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, de paroquianos, cidadãos e entidades locais, bem como da Fábrica da Igreja e dos Nicolinos. Para concluir o processo, continuam por recuperar a tribuna, o órgão ibérico do século XVII e a talha dourada, entre outros elementos patrimoniais que completam a riqueza histórica e artística do edifício.





