Aura Miguel, a conhecida jornalista e vaticanista portuguesa, estará em Guimarães, no próximo dia 29 de junho, para participar num colóquio e apresentar o livro “Um Longo Caminho até Lisboa – Jornadas Mundiais da Juventude”, uma publicação com prefácio do Papa Francisco.

A iniciativa decorrerá a partir das 21h00, no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento, e integra o programa da Festa de São Pedro promovida pela Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro, sediada na Basílica de São Pedro. O colóquio será moderado pelo sociólogo Esser Jorge Silva e a entrada é livre.
Acompanhando, desde 1989, o longo caminho percorrido pelas Jornadas Mundiais da Juventude, Aura Miguel faz, no novo livro, um relato de cada uma das 13 jornadas a que assistiu de perto, sempre próximo dos Papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco. Pleno de detalhes e histórias curiosas de cada Jornada, a publicação acompanha também as evoluções e os grandes debates da Igreja Católica das últimas décadas, além de analisar um pouco da personalidade e do essencial do pensamento de cada Papa e da forma como a juventude tem acorrido em massa a estes grandes eventos da religião católica.
Depois do colóquio com José Cordeiro, arcebispo Primaz de Braga, realizado no ano passado, a Irmandade de São Pedro convidou desta vez a jornalista da Rádio Renascença, especialista em assuntos do Vaticano e acreditada na Sala de Imprensa da Santa Sé, que já acompanhou quase uma centena de viagens papais.
De 29 de junho a 2 de julho, a Basílica de São Pedro será local de grande importância e veneração, estando agendada para o primeiro dia 29 de junho, dia de São Pedro, pelas 10h00, a celebração de eucaristia solene presidida por Delfim Gomes, Bispo Auxiliar de Braga, com a participação do Orfeão de Guimarães. Pelas 21h00 realiza-se o colóquio com Aura Miguel.
No dia seguinte, 30 de junho, às 11h00, será realizado um workshop subordinado ao tema “A beleza com fé”, com a participação de Isabel Caneja, e, pelas 21h30 atuará, na Basílica de São Pedro, o grupo “Jograis do Paço”.
A Basília de São Pedro estará aberta para visitas no sábado, dia 1 de julho, sendo uma oportunidade para aceder, por exemplo, à varanda através da qual se desfruta de uma perspetiva privilegiada para o largo do Toural. As festividades encerram no dia 2 de julho, pelas 11h00, com uma eucaristia que contará com a participação do Grupo Effatha.
Fundada em 1616, a Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro tem sede na Basílica de São Pedro, largo do Toural, Guimarães, a primeira Igreja da Arquidiocese de Braga a receber a distinção de Basílica, um estatuto conferido por Bento XIV em 1751.