Um plano de treino para mantermos a forma ao longo do isolamento social
Um plano genérico para se manter ativo em casa.


Este texto foi publicado na primeira revista de 2020. Nessa altura, deixamos conselhos para “limpar” excessos das épocas festivais de final de ano. Agora, relembramos este artigo porque, em isolamento social, também é possível manter a forma. E os benefícios do exercício físico podem ser obtidos apenas através de uma prática regular. Quem o diz é Rui Rompante, professor e instrutor de ginásio. “Treinar duas a três vezes por semana durante todo o ano deveria ser um objetivo para todos”, aponta.
E como começar a treinar?
Rui Rompante delineou um exemplo genérico de um plano de treino para perda de massa gorda. O exemplo tem como objetivo combater o sedentarismo, a falta de mobilidade, a perda de força e a capacidade cardiovascular. Neste plano, os exercícios “são de fácil execução e só é necessário peso corporal”, assegura. O treino deverá ter “um planeamento e adaptado à condição física”, sublinha Rui Rompante. Este é um plano geral, não específico.
Aquecimento
Mobilização Geral, movimentos lentos, controlados, fluidos, sem parar, e sem qualquer tipo de dor. Incidir sobre as articulações/músculos para trabalhar em cadeia.
Treino de força
Trabalho em circuito, no qual se realiza o máximo de repetições possíveis em cada um dos exercícios. O objetivo é dar um estímulo aos grandes grupos musculares.
Diferentes níveis
Iniciado: faz o máximo de repetições que conseguir em 30 segundos, descansa 30 segundos e passa para o exercício seguinte e assim sucessivamente.
Intermédio: faz o máximo de repetições que conseguir em 1 minuto, descansa 30 segundos e passa para o exercício seguinte e assim sucessivamente.
Avançado: faz o máximo de repetições que conseguir em 1 minuto e, sem repouso, passa para o exercício seguinte e assim sucessivamente.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 21, 2025
A Câmara Municipal de Guimarães, a Sociedade Martins Sarmento e a União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia vão assinar amanhã, sábado, às 10h30, no Museu da Cultura Castreja, o protocolo de cooperação para a criação do Parque Florestal da Quinta de Ponte.
Março 21, 2025
Isto quer dizer que a associação espera que haja uma cooperação por parte da autarquia, e que este debate de ideias, que ocorreu no Centro Cultural Vila Flor, na última quinta-feira, não signifique apenas uma das iniciativas a compor um programa de aniversário.
Março 21, 2025
A Vimágua iniciou uma empreitada de extensão de redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais em várias ruas da Freguesia de Gonça e da União de Freguesias de Atães e Rendufe.