UMinho tem 25 cientistas entre os mais influentes do mundo

Estão entre “os 2% melhores” de sete milhões de cientistas do planeta.

ciencia-barra

A Universidade do Minho (UMinho) possui 25 cientistas de várias áreas entre os 160 mil mais influentes do mundo, segundo um estudo na revista PLOS Biology, coordenado pela Universidade de Stanford (EUA).

Oito dos 25 investigadores são de engenharia biológica: Artur Cavaco-Paulo, Eliana Souto, Lígia Rodrigues, Rosário Oliveira, José A. Teixeira, António Vicente, Madalena Alves e Eduardo Soares. Há também três de física (Nuno Peres, Vasco Teixeira e Yuliy Bludov), de biomateriais (Rui L. Reis, Subhas Kundu e Manuela E. Gomes) e de engenharia civil (Paulo B. Lourenço, F. Pacheco Torgal e Joaquim Barros). 

Seguem-se dois investigadores de medicina, Nuno Sousa e António Salgado, e de engenharia mecânica, Paulo Flores e Filipe Samuel Silva. Juntam-se igualmente um de matemática, Jorge Pacheco, de sistemas de informação, Paulo Cortez, de educação, Assunção Flores, e de informática, José Neves.

O ranking representa “os 2% melhores” de sete milhões de cientistas do planeta, divididos por 22 áreas e 176 subtemas, considerando o índice de cientista, o volume de publicações e as citações dos seus trabalhos, segundo dados da base Scopus entre 1996 e 2019.

Portugal tem cerca de 400 representantes elencados.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES