UMinho abre portas para as empresas conhecerem o supecomputador Deucalion

Através do evento, a realizar-se no âmbito do Dia Aberto ao Conhecimento, a academia minhota pretende informar as empresas sobre as potencialidades do supercomputador.

© Universidade do Minho

A Universidade do Minho disponibiliza as suas instalações na próxima quarta-feira, dia 22 de maio, para que as empresas tenham oportunidade de visitar o Deucalion, que está sediado no campus de Gualtar, em Guimarães. O momento inicia pelas 14h15.

Promovida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) e pela instituição minhota, a iniciativa, sob o mote “O papel dos supercomputadores, na transição digital e na competitividade das organizações e das empresas”, visa informar e sensibilizar as pequenas e médias empresas sobre as potencialidades do supercomputador para a transição verde e digital.

A sessão contará com a presença e intervenções do vice-reitor da universidade para a investigação e inovação, Luís Guerreiro, presidente do IAPMEI, e Francisco Santos, vice-presidente da FCT. De seguida, as empresas presentes poderão assistir à apresentação do Deucalion, feita por Francisco Santos e por Rui Oliveira, da academia.

Finalizadas as intervenções e a apresentação, a instituição promove o debate sobre “o papel dos supercomputadores na transição digital e na competitividade das empresas e organizações”, às 15h00. A conferência, moderada por Jorge Saraiva do Grupo Três60, reúne António Sousa (UMinho), João Nuno Ferreira (FCT), Luís Sarmento (Inductiva AI) e Rui Pinheiro (Fujitsu). Por fim, o dia encerra com uma visita guiada pelas instalações do Deucalion.

O supercomputador português é o mais rápido de sempre e estará acessível à comunidade académica, empresas e administração pública. Tem capacidade para executar 10 milhões de biliões de cálculos por segundo e tem como objetiva Deucalion visa acelerar a produção de ciência e inovação de excelência em Portugal em diversos domínios, nomeadamente a inteligência artificial, medicina personalizada, design de fármacos e novos materiais, observação da terra e oceanos e combate às alterações climáticas e fogos.

A inscrição pode ser efetuada no portal da Universidade do Minho ou aqui.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES