UMinho apresenta “Clássicos da literatura infantojuvenil em forma(to) de livro-objeto”

O livro “Clássicos da Literatura infantojuvenil em forma(to) de livro-objeto” é uma publicação da UMinho Editora e o volume é coordenado por Sara Reis da Silva, professora do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

© Direitos Reservados

A obra é composta por 13 estudos de investigadores de universidades portuguesas (Aveiro, Minho e Évora), espanholas (Santiago de Compostela, Vigo, Saragoça e Cádis) e brasileiras (Pontifícia Católica de São Paulo e Federal de Santa Catarina). “Entendendo o livro para a infância como artefacto ou um objeto híbrido no qual se conjugam intersemioticamente registos estéticos diversos, como o discurso literário, a ilustração, o design ou a engenharia do papel, os 13 estudos centram-se em autores reconhecidos e/ou textos clássicos, que têm servido de matriz criativa a uma pluralidade de livros-objeto para diversos perfis de leitores – pré leitores (por exemplo, bebés), leitores iniciais, medianos e autónomos”, pode ler-se no comunicado enviado às redações.

Esta coletânea valoriza clássicos como Aventuras de Alice no País das Maravilhas, de L. Carroll, Peter Pan, de J. Barrie, ou Babar, de J. Brunhoff, e, em particular, a materialidade na construção do discurso. Problematiza-se a questão da relevância da forma para o conteúdo, bem como as potencialidades criativas, estéticas, lúdicas, formativas e/ou didáticas dos artefactos, nomeadamente ao nível da formação de leitores.

© Direitos Reservados

Sara Reis da Silva, organizadora do livro, é professora auxiliar na UMinho e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Doutorada em Literatura para a Infância pela UMinho e pós-doutorada na área pela Universidade de Santiago de Compostela, trabalha sobre literatura infantojuvenil, estudos literários, educação literária, didática da literatura, promoção e mediação de leitura, entre outras.

É cofundadora da Associação Galego-Portuguesa de Investigação em Literatura Infantil e Juvenil (ELOS) e membro da Rede Temática “Las literaturas infantiles y juveniles del marco ibérico” (RED LIJMI). Integrou a equipa do projeto Gulbenkian – Casa da Leitura e colabora no grupo de pesquisa LITER21 e nos projetos científicos “Living Among Books” (Erasmus+) e “Géneros poéticos breves e educação linguística e literária” do InED-ESE (Porto).

É, ainda, corresponsável pela coleção “Vozes e Rostos da Literatura Portuguesa para a Infância e a Juventude” (Tropelias & Companhia). Tem apresentado conferências e comunicações em colóquios e congressos nacionais e internacionais, sendo ainda autora de diversos livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas, entre outros.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?