UMinho assinala Dia Internacional da Matemática

O Centro de Matemática da Universidade do Minho assinala esta quarta-feira o Dia Internacional da Matemática. Às 14h30, promove o colóquio “Pi: um número envolto em mistério”, por António Machiavelo, professor da Universidade do Porto, com transmissão no YouTube da Escola de Ciências da UMinho. 

A iniciativa pretende “sensibilizar o público para a importância e o impacto da matemática no quotidiano, na educação e enquanto ferramenta de desenvolvimento”, pode ler-se em nota enviada às redações.

A UNESCO proclamou em 2019 o Dia Internacional da Matemática, associando 14 de março ao Dia do Pi, que é escrito como 3/14 em alguns países e 3.14 é uma aproximação da constante Pi. Em 2021, a efeméride tem o tema “Matemática para um mundo melhor”.

No final do colóquio vão ser colocados desafios a 1100 alunos do ensino básico e secundário pré-inscritos no evento, para serem desenvolvidos nas suas aulas com o apoio dos professores.

A Matemática está na base de muitos aspetos do dia a dia, como análise de epidemias, inteligência artificial, música digital, videojogos, big data, previsões meteorológicas, divisão justa, modelação de queimadas, testagem em grupo, foguetes e satélites, design de montanhas russas, ressonâncias e tomografias, motores de busca, teoria de jogos, degelo de glaciares, espelhos de telescópios, internet e rede telefónica móvel, entre outros.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?