UMinho assinala Semana de Consciencialização para a Miopia
A Escola de Ciências da Universidade do Minho em parceria com a Rede Casas do Conhecimento, está a assinalar a Semana de Consciencialização para a Miopia.

Esta terça-feira, às 17h00, na biblioteca geral do campus de Gualtar, em Braga, realiza-se a sessão “Causas, tratamentos e consequências da miopia em crianças e adultos”.

Preveem-se as intervenções de José Manuel González-Méijome, professor catedrático e presidente da ECUM e coordenador do Laboratório de Investigação em Optometria Clínica e Experimental (CEORLab) no Centro de Física das universidades do Minho e Porto, bem como de investigadores do CEORLab e da direção da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria.
O programa inclui ainda ações de esclarecimento para a comunidade, a 24 de maio, entre as 14h30 e as 17h30, na entrada do edifício 12 do campus de Azurém, e, a 25 de maio, no departamento de Física do campus de Gualtar. As iniciativas agendadas destinam-se a todos os que nelas queiram participar, desde miúdos a graúdos e agentes de educação.
A prevalência da miopia está a aumentar acentuadamente em todo o mundo. Prevê-se que, até 2050, quase metade da população mundial será míope. Cinco mil milhões de pessoas sofrem de perda de visão potencialmente evitável e de um risco aumentado de complicações que ameaçam a visão.
A Semana de Consciencialização para a Miopia é uma iniciativa do Brien Holden Vision Institute, na Austrália, e tem apoio da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 16, 2025
Na manhã deste sábado, 15 de março, foram inaugurados alguns dos trajetos da Ecovia do Ave, nomeadamente os percursos entre o Parque de Lazer de Barco e o Parque de Lazer das Taipas, numa extensão de 2,5 quilómetros, e em Brito, entre a Rua dos 8 Moinhos e um troço de 800 metros.
Março 16, 2025
Este domingo, às 20h30, o Moreirense recebe o Boavista. Uma partida que acaba por ser especial para Bacci, treinador do Moreirense, isto porque marca o reencontro com os axadrezados. Conhecer bem o adversário pode ser um ponto a favor do Moreirense.
Março 15, 2025
Os Conquistadores recebem neste domingo o Estrela da Amadora, pelas 20h30, no estádio D. Afonso Henriques.