UMINHO É UMA DAS UNIVERSIDADES MAIS SUSTENTÁVEIS DO MUNDO

Ranking divulgado este mês coloca a UMinho na 55.ª posição entre 780 universidades. A academia minhota é a líder a nível nacional.

UMinho é “líder nacional desde 2017”. © Mais Guimarães

A Universidade do Minho (UMinho) é uma das universidades mais sustentáveis do mundo, apontam os dados do UI GreenMetric World University Rankings referentes a 2019. A academia minhota é mesmo a instituição de ensino com melhor colocação a nível nacional na lista, sendo a 55.ª numa tabela que contempla 780 universidades. De acordo com a academia, a UMinho “é líder nacional desde 2017”, ano em que se estreou na lista, que em 2019 é encabeçada pelas universidades de Wageningen (Holanda), Oxford (Reino Unido) e Califórnia Davis (EUA).

A UMinho atingiu as suas melhores pontuações nos indicadores de energia e alterações climáticas, resíduos, educação e investigação. “Os resultados demonstram que a sustentabilidade ambiental é uma marca identitária da UMinho, faz parte de um compromisso estratégico de liderança nesta área e pretende-se construir uma comunidade mais saudável, vibrante e participativa, com vista a um futuro melhor”, lê-se em comunicado da universidade.

O UI GreenMetric World University Ranking é uma iniciativa da Universitas Indonesia, lê-se no site onde a lista foi publicada. Metodologicamente, o estudo rege-se por três factores: “Ambiente, Economia e Equidade”. Os critérios selecionados para entrarem nas contas do ranking tiveram em conta o grau de importância que as universidades lhes atribuem. Para a soma dos “pontos” colecionados, entram “o grau de espaços verdes”, o “consumo elétrico devido à sua ligação com a nossa pegada de carbono” ou ainda os transportes, o uso da água, a gestão de resíduos, as infraestruturas e a investigação neste âmbito.

No que diz respeito a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a UMinho segura a liderança em Portugal, sendo a terceira a nível ibérico e a 83.ª numa escala global, segundo a primeira edição da Times Higher Education, lançada em abril deste ano.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?