UMinho entre as mais sustentáveis do mundo

A Universidade do Minho é a melhor instituição portuguesa e a 88.ª no mundo no “UI GreenMetric World University Rankings 2021”, que avaliou a sustentabilidade ambiental de 956 universidades de 80 países e que foi agora publicado. A UMinho é líder nacional desde 2017, quando se estreou na lista, e sobressai este ano nos indicadores de energia e alterações climáticas, resíduos, educação e investigação. O pódio do ranking inclui as universidades de Wageningen (Países Baixos), Nottingham (Reino Unido) e Groningen (Países Baixos).

© Direitos Reservados

A sustentabilidade ambiental “faz parte de um compomisso estratégio de liderança nesta área e pretende-se construir uma comunidade mais saudável, vibrante e participativa, com vista a um futuro melhor”, faz saber a instituição.

O reitor, Rui Vieira de Castro, refere que as instituições de ensino superior têm “uma responsabilidade adicional” na sustentabilidade, considerada a principal solução para os desafios globais segundo entidades como as Nações Unidas, o Fórum Económico Mundial e o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.

A UMinho foi a primeira universidade europeia a alinhar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a primeira do país a iniciar o relato público dos indicadores de sustentabilidade, em 2010, bem como a ser incluída na rede International Sustainable Campus Network, tendo ainda aderido à iniciativa United Nations Global Compact.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?