UMinho mantém-se entre as 600 melhores universidades do mundo
A Universidade do Minho (UMinho) volta a figurar entre as 600 melhores instituições de ensino superior do mundo, segundo o Academic Ranking of World Universities 2025 (ARWU), conhecido como Ranking de Shanghai. Trata-se da décima presença consecutiva da academia minhota nesta lista que destaca as mil melhores universidades a nível global.

© UMinho
O Ranking de Shanghai é reconhecido como um dos mais antigos, prestigiados e confiáveis a nível internacional. A avaliação tem por base seis indicadores independentes, que analisam mais de 2.500 instituições públicas e privadas, incidindo sobre o desempenho em ensino e investigação.
Publicado anualmente desde 2003, o ARWU distingue as instituições através de uma metodologia transparente e dados objetivos. Este ano, o top 5 é liderado pela Universidade de Harvard, seguida de Stanford e MIT, todas nos Estados Unidos. A Universidade de Cambridge (Reino Unido) surge em quarto lugar, enquanto a Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA) fecha o pódio das cinco melhores.
A lista completa pode ser consultada em www.shanghairanking.com.