UMinho reforça investigação aeroespacial com suborbitais
A Universidade do Minho (UMinho) criou um programa de lançadores suborbitais para desenvolver e testar sistemas que sobem até 100 quilómetros de altitude nas fronteiras da atmosfera terrestre.

© UMinho
Em causa está o programa North, que envolve uma parceria da UMinho com a Força Aérea Portuguesa e a empresa aeroespacial Omnidea. O programa vai decorrer na Escola de Engenharia da UMinho, em especial no edifício destinado à engenharia aeroespacial na “Fábrica do Arquinho”, em Guimarães, e ainda na pista de aviação do Alto Minho – Cerval, em Vila Nova de Cerveira e Valença, com a instalação do centro de testes e lançamento.
“Estes veículos espaciais são projetados para atingir altitudes nos limites da atmosfera terrestre, mas sem entrar em órbita em redor do planeta. Seguem uma trajetória balística, subindo até um ponto máximo, antes de retornar à terra devido à gravidade”, explica ainda o comunicado. A implementação do projeto vai contar com a participação ativa de estudantes, investigadores e professores da UMinho e da Academia da Força Aérea.
O programa North vai ainda apoiar a participação do Núcleo de Alunos de Engenharia Aeroespacial da UMinho na European Rocketry Challenge (EuRoC), uma competição de lançamento de foguetes que promove a inovação e o desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais entre estudantes do ensino superior na Europa.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Novembro 13, 2025
A Taça da Liga Feminina chega pela primeira vez a Guimarães, com o Vitória SC a receber o CS Marítimo no próximo domingo, 16 de novembro, às 11h00, no Campo 5 da Academia vitoriana, em jogo a contar para a 2.ª jornada da competição.
Novembro 13, 2025
Guimarães, em conjunto com Porto e Lisboa, participa num projeto inovador, City4Climate – Digital Twins for Climate Action, que tem como missão melhorar a qualidade de vida no ambiente urbano.
Novembro 13, 2025
No coração histórico de Guimarães, entre as fachadas elegantes do Largo Condessa do Juncal, há um espaço onde o tempo desacelera e o cuidado ganha forma. É o refúgio criado por Valentyna Ivanchuk, terapeuta e empreendedora ucraniana que celebra nove anos dedicados à saúde, à beleza e ao bem-estar.
Novembro 13, 2025
O jovem treinador, de 31 anos, mostra-se confiante em prolongar este bom momento e destaca a qualidade do grupo que encontrou.
Novembro 13, 2025
Uma iniciativa do seu Departamento de Ética e Inclusão que pretende combater o uso excessivo de ecrãs e promover hábitos de vida mais saudáveis entre jovens atletas e famílias.
Novembro 13, 2025
O Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, vai acolher no próximo dia 20 de novembro, quinta-feira, uma ação de colheita de sangue aberta a toda a comunidade.





