UMinho reforça investigação aeroespacial com suborbitais
A Universidade do Minho (UMinho) criou um programa de lançadores suborbitais para desenvolver e testar sistemas que sobem até 100 quilómetros de altitude nas fronteiras da atmosfera terrestre.

© UMinho
Em causa está o programa North, que envolve uma parceria da UMinho com a Força Aérea Portuguesa e a empresa aeroespacial Omnidea. O programa vai decorrer na Escola de Engenharia da UMinho, em especial no edifício destinado à engenharia aeroespacial na “Fábrica do Arquinho”, em Guimarães, e ainda na pista de aviação do Alto Minho – Cerval, em Vila Nova de Cerveira e Valença, com a instalação do centro de testes e lançamento.
“Estes veículos espaciais são projetados para atingir altitudes nos limites da atmosfera terrestre, mas sem entrar em órbita em redor do planeta. Seguem uma trajetória balística, subindo até um ponto máximo, antes de retornar à terra devido à gravidade”, explica ainda o comunicado. A implementação do projeto vai contar com a participação ativa de estudantes, investigadores e professores da UMinho e da Academia da Força Aérea.
O programa North vai ainda apoiar a participação do Núcleo de Alunos de Engenharia Aeroespacial da UMinho na European Rocketry Challenge (EuRoC), uma competição de lançamento de foguetes que promove a inovação e o desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais entre estudantes do ensino superior na Europa.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Fevereiro 3, 2026
Elaboração de anteprojeto é um objetivo a cumprir. Novos órgãos sociais da Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro tomaram posse a 25 de janeiro, para os próximos quatro anos.
Fevereiro 3, 2026
Cem dias após o início da governação da maioria PSD/CDS na Câmara Municipal de Guimarães, a CDU considera que não são visíveis as mudanças prometidas pela coligação vencedora das eleições autárquicas.
Fevereiro 3, 2026
A partida realiza-se no próximo sábado, 7 de fevereiro, no Estádio Municipal de Arouca, com início marcado para as 20h30.
Fevereiro 3, 2026
A participação é gratuita, mas requer pré-inscrição para os diplomados que concluíram o curso até dezembro de 2025.
Fevereiro 3, 2026
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, manifestou uma forte preocupação com o risco de incumprimento dos fundos recebidos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Em declarações aos jornalistas no final da última reunião de Câmara realizada a 26 de janeiro, o autarca alertou que várias obras essenciais têm de ser concluídas até julho de 2026, sob pena de o município ter de devolver as verbas já recebidas, comprometendo não só o orçamento do próximo ano como também os orçamentos futuros da autarquia.
Fevereiro 3, 2026
Uma mulher, de 66 anos, residente em Moreira de Cónegos, encontra-se desaparecida desde a tarde desta segunda-feira. Segundo informação apurada pela Rádio Vizela, há fortes indícios de que a mulher se tenha atirado ao regato na zona dos Moinhos, onde passa a ribeira da Madalena.





