UMinho representa Portugal na primeira competição mundial de futebol com robôs humanoides
A equipa do Laboratório de Automação e Robótica da Universidade do Minho (UMinho) está em Pequim, na China, para participar naquela que será a primeira competição mundial de futebol entre equipas de robôs humanoides, em formato 5 contra 5, os World Humanoid Robot Games 2025.

© Laboratory of Automation and Robotics
Portugal será representado exclusivamente por esta equipa minhota, a única do país presente no evento. No total, apenas quatro equipas europeias foram selecionadas para este torneio inovador, que marca um momento histórico na área da robótica e inteligência artificial.
Desde o dia 19 de julho, a equipa da UMinho tem trabalhado na China, ajustando os sistemas dos seus robôs para a estreia mundial. Entre os marcos já alcançados destacam-se o desvio de obstáculos, mecanismos de guarda-redes e testes com diferentes sistemas de remate.

© Laboratory of Automation and Robotics
Atualmente, a equipa está focada no aperfeiçoamento de dois elementos cruciais para o desempenho dos robôs em campo: comunicação e localização. “Estar nesta competição é um privilégio e uma enorme responsabilidade. Estamos a levar o nome de Portugal ao mais alto nível da investigação em robótica humanoide,” refere a equipa nas redes sociais.
Apesar do ritmo intenso de trabalho, houve também tempo para conhecer a cultura local. Durante o fim de semana, os investigadores visitaram a Grande Muralha da China e a Cidade Proibida, num momento de pausa antes de enfrentarem os desafios que ainda se avizinham.

© Laboratory of Automation and Robotics
Este torneio marca um novo capítulo no desenvolvimento da robótica a nível global, e a Universidade do Minho está na linha da frente, representando não só a ciência nacional, mas também o potencial europeu nesta área altamente tecnológica.