UMinho revela soluções tecnológicas inovadoras criadas por alunos de Engenharia
Guimarães vai receber, no próximo dia 5 de fevereiro, uma exposição inédita de tecnologias desenvolvidas por estudantes da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM).

© UMinho
Ao todo, 50 alunos apresentam 14 protótipos que vão desde um aquário inteligente até um robô de transporte, passando por uma mesa de cocktail térmica e um passeio auto-iluminado. As invenções resultam do trabalho desenvolvido no âmbito da licenciatura em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores da UMinho. A demonstração pública decorrerá das 10h00 às 16h00, na nave central do campus de Azurém, com entrada gratuita para o público.
Entre os protótipos em exposição estão também um dispositivo para teste de reações, um braço robótico, uma pista de carregamento por indução, uma minibarragem, e um carro capaz de seguir uma luz ou uma linha. A mostra inclui ainda amplificadores de áudio integrado, equalizadores, um motor de corrente contínua ativado por ponte H e uma alternância automática motor-gerador.
Os projetos foram desenvolvidos durante este semestre na disciplina de Projeto Integrador, em grupos de três a cinco estudantes. A iniciativa visa desafiar a criatividade e a capacidade inovadora dos alunos, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento de competências técnicas e de trabalho em equipa.
Além da inovação tecnológica, os estudantes tiveram de garantir que as soluções apresentadas são funcionais, competitivas, seguras e fiáveis, com produção a custos acessíveis, certificação adequada e documentação completa.
Durante o evento, a nave central do campus contará ainda com exposições de posters, vídeos explicativos e materiais de apoio sobre os projetos. Ao longo do dia, os protótipos serão avaliados por uma equipa de 11 docentes do Departamento de Engenharia Eletrónica Industrial da EEUM.





