Entre 7 a 18 de junho, os interessados em ingressar na Universidade do Minho através do concurso especial para maiores de 23 anos podem candidatar-se. O concurso destina-se a indivíduos maiores de 23 anos que não possuam habilitação de acesso ao ensino superior.

Os candidatos devem obter aprovação em duas provas escritas. Uma prova de Língua Portuguesa, obrigatória, marcada para 7 de julho, e uma prova específica, que depende do curso pretendido, que se irá realizar a 9 de julho.
Há ainda uma fase de apreciação curricular e entrevista, que decorrem entre 6 e 10 de setembro.
Todas as provas são realizadas no campus de Gualtar, em Braga. A lista de seleção e seriação de candidatos é divulgada a 22 de Setembro.
Os interessados podem indicar até seis cursos com vagas neste âmbito e por ordem decrescente de preferência, e apresentar, entre outros, o certificado de habilitações, além do currículo académico e profissional, acompanhado dos respetivos comprovativos relevantes.
A UMinho disponibiliza 146 vagas em 57 cursos, neste concurso, abrangendo as Escolas de Arquitectura, Arte e Design, de Ciências, de Direito, de Economia e Gestão, de Engenharia, de Letras, Artes e Ciências Humanas e de Psicologia e os Institutos de Ciências Sociais e de Educação